Grécia: Credores têm Plano B para evitar novo resgate

  • Juliana Nogueira Santos
  • 10 Fevereiro 2017

Com o cerco à Grécia a apertar, os credores estão a preparar um pacote de medidas adicionais a ser aplicado caso o país falhe as metas definidas. A ideia é tentar desbloquear as verbas do resgate.

A pressão sobre a Grécia está a ficar mais intensa. Depois de o FMI vir a público avisar que o país precisaria de alívio para conseguir pagar a sua dívida, poderá estar em vista um novo resgate, os credores preparam-se para apresentar a Alexis Tsipras uma proposta com medidas adicionais. Querem, assim, ajudar a desbloquear mais uma tranche do programa de resgate para evitar que o país seja alvo de um novo… resgate.

Duas pessoas próximas do processo afirmaram à Bloomberg que esta proposta será apresentada até sexta-feira. Dela farão parte medidas fiscais correspondentes a 2% do PIB grego que serão utilizadas caso o país não consiga cumprir as metas orçamentais acordadas no último programa de assistência financeira.

A Grécia continua num impasse, com uma parte destes credores a reiterarem a necessidade de alívio da dívida pública do país — nesta incluída o FMI –, e outra a afirmar que não é uma hipótese a considerar, visto que vai abrir um precedente que poderá ser aproveitado por outros países com situação idêntica. Ou seja, com dívidas públicas bem acima dos 100% do PIB.

O país precisa de cerca de 7 mil milhões de euros para evitar a bancarrota. A pressão para obter mais verbas que lhe permitam cumprir com as suas obrigações é grande. Nos mercados, a taxa de juro da dívida grega a dois anos está esta quinta-feira nos 10,002% tendo já chegado a atingir máximos desde junho — 10,03%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia: Credores têm Plano B para evitar novo resgate

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião