PSI-20 no vermelho. BCP afunda quase 9%

O pessimismo dos investidores continua a dominar a bolsa nacional. Depois de ter escapado a esta maré vermelha na sessão anterior, hoje o BCP afunda quase 9%. O BPI também cai, no último dia da OPA.

O pessimismo dos investidores continua a marcar o ritmo na bolsa nacional. O PSI-20 abriu em baixa, a perder perto de 0,7%. E As perdas estão a ser determinadas pelo setor bancário, com o BCP a afundar quase 9%. Isto depois de ter conseguido escapar à maré vermelha registada no início da semana. O BPI também cai, naquele que é o último da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o banco liderado por Fernando Ulrich.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a cair 0,67% para 4.566,06 pontos, em linha com as pares europeias. “A bolsa portuguesa deverá negociar em linha com as europeias, numa abertura marcada pela ausência de notícias empresariais relevantes”, referem os analistas do BPI, no Diário de Bolsa.

A bolsa nacional é hoje pressionada pelas perdas na banca. Destaque para o BCP, que arranca em queda de 8,77% para os 15,82 cêntimos. Isto depois de uma sessão de ganhos, onde valorizou perto de 3%. O BPI recua 1,9%, no dia em que termina o período da OPA do CaixaBank sobre o BPI. Quem tenha ações do ações do banco português e queira vendê-las ao grupo catalão ao preço de 1,134 euros, só tem até às 15h30, uma hora antes do fecho da bolsa.

 

Mas a Galp Energia também está a penalizar a praça portuguesa. A petrolífera está a ceder 0,51% para os 13,77 euros na abertura, num dia de perdas para os preços do petróleo. No retalho, a Jerónimo Martins acompanha a tendência negativa e recua 0,32%.

Do outro lado da balança, o grupo EDP ajuda a limitar as perdas do índice. A EDP está a ganhar 0,11% para os 2,66 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis sobe 0,3% para 6,02 euros.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 no vermelho. BCP afunda quase 9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião