Deutsche Boerse e LSE oferecem LCH para terem “luz verde” de Bruxelas

A fusão das suas praças financeiras está a ser revista pelos reguladores europeus. Como forma de tentarem obter "luz verde" para o negócio, admitem vender a LCH.Clearnet. A Euronext quer comprar.

A Deutsche Boerse e a London Stock Exchange já têm solução para resolver os problemas de concentração em resultado da fusão das duas praças financeiras. Apresentaram a Bruxelas um plano formal em que se propõem avançar com a venda da LCH.Clearnet. A Euronext, gestora de várias bolsas, entre elas a de Lisboa, quer comprar.

A Comissão Europeia solicitou remédios as duas gestoras para dar a sua aprovação à fusão, num negócio avaliado em 24 mil milhões de euros. A principal preocupação do regulador europeu relativamente a esta operação é o facto de com a fusão ficarem duas câmaras de compensação e liquidação de ordens sob o mesmo teto.

Para tentar superar este obstáculo, as duas gestoras “oferecem” a LCH.Clearnet (mantendo a Eurex). A Euronext, dona da gestora da bolsa de Lisboa, está a oferecer 510 milhões de euros em numerário para comprar esta câmara de compensação e liquidação. Já há alguns meses que está em negociações exclusivas para comprar esta unidade.

A LCH.Clearnet é uma instituição de crédito de direito francês que oferece serviços de câmara de compensação e contraparte central para as operações no mercado de capitais nacional, assegurando que todas as operações de mercado são cumpridas e liquidadas, evitando situações de incumprimento. Por exemplo, é esta entidade que determina a margem que exige aos investidores quando são dados títulos de dívida portuguesa como garantia para negociações que a Clearnet certifica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Boerse e LSE oferecem LCH para terem “luz verde” de Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião