EOnetwork: a rede de empreendedor para empreendedor já fala português

Rede internacional de mais de 12.000 empreendedores está presente em 160 locais do mundo.

A rede internacional de empreendedores para empreendedores EOnetwork acaba de chegar a Portugal. O chapter português é apresentado esta noite, no Pestana Palace, em Lisboa. A EOnetwork é uma rede que junta empreendedores mas… de uma forma profissional. “Esta rede tem um staff de gestão profissional — cerca de 100 pessoas — que diariamente fazem da sua carreira o aumento da expansão geográfica da mesma para todos as cidades do planeta”, explica Pedro Janela, CEO do WY Group e responsável pelo chapter português, em entrevista ao ECO.

Quando, há um ano, foi contactado pelo responsável de expansão da rede — interessado em abrir o chapter em Portugal — Pedro Janela começou a trabalhar nesse sentido. “Desse contacto nasceu a vontade de realizar todos os esforços de dotar Portugal nesta importante ferramenta ao serviço dos empreendedores portugueses“. Só que, para isso, além de vontade é preciso que haja pelo menos 16 empreendedores locais. Foi esse trabalho que Pedro esteve a fazer ao longo dos últimos meses. É que, para serem membros, os empreendedores precisam de cumprir critérios mínimos: ser donos da totalidade ou de parte relevante de capital de respetivas empresas e faturar no ano fiscal completo mais recente pelo menos um milhão de euros, ou tenham tido rondas de capital superiores a dois milhões. A aprovação de novos membros na equipa de um país tem de ser feita pelos membros já existentes.

Depois os membros do chapter já existentes têm de aceitar esse empreendedor, de forma simples o que acordámos é que os empreendedores em Portugal têm de ser pessoas de bem, com critérios de empreendedorismo socialmente positivo, íntegros e criadores de valor para a empresa, para os seus colaboradores e para a sociedade Portuguesa. A minha pessoal e a de outros membros ajudou a começar a construir o chapter, importa agora alargar o EO em Portugal ao máximo de empreendedores que cumprirem estes requisitos.

Pedro Janela, WY group
Pedro Janela, CEO do WY group e líder do chapter português da EOnetworkD.R.

Entre os membros atuais do chapter português estão nomes como Miguel Santo Amaro, da Uniplaces (presidente do chapter português), Tomas Champalimaud, da Reabilita, James Frost, da Quinta Sant’Anna, Tim Vieira, da Brave Generation, Nuno Machado, da YDigital e João Louro, da Comer o Mundo, entre outros.

Objetivo? 100 em três anos. E um evento internacional em Portugal

Criada como rede global de networking de empreendedores que agrega mais de 12.000 pessoas, Pedro Janela espera que o impacto da rede no país chegue a perto de uma centena de membros nos próximos três anos. O alargamento da rede facilitará a concretização dos seus quatro objetivos fundamentais:

  1. Melhoria das práticas de gestão por peer-learning, através da organização de fóruns mensais nos quais os membros se ajudam uns aos outros com a troca de experiências.
  2. Acesso a uma rede de networking internacional com mais de 12.000 empreendedores em 160 locais do mundo. “Já vivi isto em primeira mão no nosso processo de expansão internacional. Um EO’er tem a absoluta certeza que do outro lado está um empresário de bem, que tudo fará para ajudar”, explica Pedro Janela.
  3. Formação, já que a, a EO tem diversas formações internacionais nas melhores escolas do mundo especialmente construídas para empreendedores maduros e para os preparar para os próximos desafios.
  4. Aceleração, uma vez que a GSEA (Global Student Entrepreneur Award) permite a estudantes acelerarem o seu negócio para poderem ser EO’s, ou seja, apoio efetivo para que as empresas façam um milhão de euros de faturação (um dos critérios de seleção para integrar a rede.

 

O chapter português quer trazer para Portugal, em 2020, o GLC – Global Leadership Conference, que junta 4.000 responsáveis da EO. É um objetivo grande mas se queremos, de facto, transformar Lisboa e Portugal num dos pontos mais importantes do empreendedorismo mundial, temos de ter o EO cá e ser um dos mais ativos no mundo.

Pedro Janela

Como prioridades para os próximos três anos, o chapter português quer facilitar o “acesso internacional” às empresas e empreendedores portugueses, assim como aumentar “as soft-skills de networking do empreendedor português que são um fator fundamental na arte de fazer negócios”, esclarece Pedro Janela.

Sobre a escolha de Miguel Santo Amaro para presidir à rede portuguesa, Pedro Janela explica: “O Miguel simboliza bem o espírito de uma nova geração de empreendedores portugueses: pensa global, pratica uma gestão moderna, simboliza valores de bem e de ética, e é ambicioso, quer mais. São estes os quatro pontos que queremos ver em tudo o que fazemos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EOnetwork: a rede de empreendedor para empreendedor já fala português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião