Bolsa desperta sem grandes sobressaltos

Num arranque de sessão tranquilo em Lisboa, os ganhos da EDP Renováveis e da Corticeira Amorim eram insuficientes para um despertar mais animado entre os investidores do PSI-20.

EDP Renováveis e Corticeira Amorim estavam entre as cotadas em terreno positivo no arranque da sessão esta manhã, depois de ambas terem sido incluídas no lote de preferidas para o BPI este ano. Ainda assim, o desempenho das duas empresas que também fazem parte do conjunto das eleitas para o CaixaBI é insuficiente para animar a bolsa de Lisboa, que acordou sem grande sobressaltos esta terça-feira.

O PSI-20, o principal índice português, perde ligeiros 0,09% para 4.555,83 pontos. A maior queda pertencia à Semapa, cujos títulos descem mais de 1% para 12,72 euros. Também a Navigator via os seus papéis desvalorizarem 0,9%, ao mesmo tempo que a Mota-Engil cede 0,8%.

Do lado positivo, a EDP Renováveis soma 0,1% para 5,72 euros. E a Corticeira Amorim também seguia entre os destaques positivos: as ações da produtora de rolhas de cortiça avança 0,66%.

“A performance do mercado nacional deverá ser influenciada pelos diferentes eventos previstos para o dia de hoje no cenário internacional, para além do comportamento de algumas ações mais específicas”, referiram os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa, destacando a Corticeira Amorim e a EDP Renováveis, cotadas que entraram no lote das favoritas para o BPI Equity Research após revisão em alta das estimativas para ambas as empresas.

Com o aumento de capital em curso, o BCP mantém-se debaixo de olho dos investidores. No início do próximo mês serão lançadas no mercado mais 14 mil milhões de novas ações para concluir o reforço de capitais que poderá contar com a participação de um acionista histórico, Joe Berardo, que considerou ao ECO que a operação é “um bom negócio”. Ainda assim, as ações do banco liderado por Nuno Amado descem mais de 1%. E os direitos que conferem 15 novas ações cedem 2,6%.

Lá por fora, o tom é diferente. Há algum otimismo entre os investidores, à espera da divulgação de importantes indicadores macroeconómicos. Este sentimento positivo tinha reflexo nos ganhos de 1,3% em Milão ou 0,2% em Madrid e Frankfurt.

Dizem os analistas do BPI: “Em termos macroeconómicos, para além dos indicadores agendados (índices PMI na Zona Euro), os dois eventos marcados para hoje têm contornos mais políticos, mas que terão certamente um impacto indireto nos mercados financeiros”. E lembram ainda a decisão que o Supremo Tribunal britânico irá anunciar esta manhã acerca da decisão, em dezembro, de um Tribunal de Londres que determinou que o Governo não poderia ativar o artigo 50 e pedir a saída da União Europeia sem consultar previamente o Parlamento.

(Notícia atualizada às 8h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa desperta sem grandes sobressaltos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião