Portugal: Fabricam-se menos automóveis, caem as exportações

A produção automóvel em Portugal está em queda há dez meses consecutivos. E as exportações também estão a abrandar.

A produção automóvel em Portugal está em queda desde o início do ano. O alerta foi dado pela Associação Automóvel de Portugal, que indicou ainda, em comunicado, que as exportações de veículos fabricados no país também estão a abrandar.

Em outubro, as fábricas portuguesas “lançaram mais 11.411 viaturas novas” no mercado, avança a associação. É uma queda de 19,6% em termos homólogos. Em detalhe, são menos 21,3% de ligeiros, menos 12,3% de ligeiros comerciais e menos 27,4% de automóveis pesados.

Já nos dez primeiros meses do ano, Portugal fabricou algo como 120.906 novos veículos. Desses, a maioria foram ligeiros de passageiros. O número representa também uma queda de 11,3% em reação aos mesmos dez meses de 2015.

A indústria automóvel pesa 4,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do país, recorda a associação. Gera ainda 6,5% do emprego da indústria transformadora, frisa.

Exportações em queda

Quanto às exportações, representaram, em outubro, 96,7% das unidades fabricadas. É, ainda assim, uma quebra na ordem dos 18,4%. Alargando o período, 95,3% dos automóveis fabricados entre janeiro e outubro foram exportados para países como Alemanha (23,5%) e Espanha (15,%).

A Associação Automóvel de Portugal refere ainda que “a Europa absorveu 91% das exportações nacionais”, à frente da Ásia, que “registou uma penetração nas exportações nacionais” na ordem dos 6,6%. Com uma fatia de 5,9%, a China “dominou a região”. E fica a faltar falar do continente africano: “Adquiriu 1,8% das exportações nacionais” de automóveis, avança a entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal: Fabricam-se menos automóveis, caem as exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião