Resultados empresariais insuficientes para animar bolsa nacional

Lucro do BPI subiu e da Navigator ficou acima do esperado. Ainda assim, Lisboa abriu com perdas ligeiras perante uma Europa igualmente em queda.

Com 10 cotadas abaixo da linha de água, o PSI-20, o principal índice português, abriu praticamente a perder 0,24% até aos 4.690,54 pontos. Esta evolução acontece depois do banco BPI e da produtora de papel Navigator terem prestado contas ao mercado. As notícias foram positivas, mas insuficientes para animar a bolsa portuguesa.

No caso do banco liderado por Fernando Ulrich, apresentou esta quarta-feira uma subida de mais de 20% do lucro para 183 milhões de euros até setembro, impulsionado sobretudo pelo desempenho da sua operação em Angola. As ações do banco valorizavam neste arranque cerca de 0,3% até aos 1,13 euros.

Já a Navigator, liderada por Diogo da Silveira, reportou um lucro de 134,3 milhões de euros relativos ao exercício dos primeiros nove meses do ano. O resultado líquido representa uma quebra de 5,4% face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, bateu a estimativa do CaixaBI que apontava para um lucro de 128,1 milhões de euros no mesmo período. Os títulos subiam cerca de 0,1%.

No entanto, era a queda de pesos pesados como a Jerónimo Martins (-1,18%) e Galp (-0,01%) e da Mota-Engil (-1%) que mantinham o principal índice português sob ligeira pressão vendedora. O último mês, ainda assim, tem sido de alguma recuperação.

PSI-20 recupera no último mês

Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)
Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)

“A apresentação de resultados continua a ser um dos temas da bolsa nacional”, diziam os analistas do BPI no Diário de Bolsa online. “Na Europa, a primeira fase da sessão será dominada pela reação aos resultados que foram publicados antes da abertura. Entre os diversos resultados, os do Deutsche Bank ganham primazia. O banco alemão reportou um lucro líquido de 256 milhões de euros, que superou as previsões de uma perda de 394 milhões”.

 

O banco alemão surpreendeu então os analistas de forma positiva e as ações subiam pelo segundo dia seguido até aos 13,375 euros.

Ainda assim, as principais bolsas europeias negociavam em queda no arranque da sessão. As quedas nos índices alemão, francês e espanhol não superavam os 0,5%, pressionados pela desvalorização do barril de petróleo e pela expetativa de que a Reserva Federal norte-americanca vai começar a subir os juros ainda este ano.

(notícia em atualizada às 8h29 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resultados empresariais insuficientes para animar bolsa nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião