A8, afinal, já não muda de nome

O Ministério da Economia queria mudar o nome da A8 para Autoestrada do Surf. Mas isso já não vai acontecer, nem como iniciativa de marketing. O Turismo de Portugal anuncia outros projetos.

A A8, afinal, não vai mudar de nome, garante o Turismo de Portugal, cerca de dez horas depois de uma notícia do ECO e confirmada logo a seguir por outros órgãos de comunicação social como o Público. O instituto tutelado pelo Ministério da Economia garante que não há qualquer intenção de mudar “a identificação formal de nenhuma auto-estrada”, mas salienta que tem em perspetiva “diversos projetos de marketing” associados ao surf.

O desmentido – no tempo e na forma – acaba por confirmar que a mudança de nome da Autoestrada do Oeste para Asurf ou Autoestrada do Surf foi estudada e o seu lançamento preparado. Diversas fontes governamentais, entre as quais do próprio ministério da Economia, e da concessionária Autoestradas do Atlântico (Brisa, Lena e MSF) confirmaram ao ECO a iniciativa do Ministério tutelado por Caldeira Cabral, com anuncio para o 17, em Peniche, aproveitando mais uma etapa mundial do circuito de surf. E pelo menos uma agência de publicidade esteve a desenvolver trabalhos para concretizar, do ponto de vista mediático, a iniciativa.

Aliás, o ECO confrontou oficialmente o Ministério da Economia antes da publicação da notícia, primeiro com a secretaria de Estado do Turismo, que remeteu o assunto para o gabinete do ministro. E, depois, um assessor de Caldeira Cabral escusou-se a fazer comentários oficiais “porque a agenda estava dominada pelo Orçamento do Estado e porque o anuncio seria feito no forte de Peniche”, um dos que está para concessão para privados e que tem suscitado polémica. Mas confirmou a presença do ministro na referida conferência em Peniche e em nenhum momento negou a informação.

Dos diversos contactos feitos ao longo do dia e depois do comunicado do Turismo, resulta que o Ministério do Planeamento também teria de ser envolvido nesta decisão, porque tem a tutela das estradas. E uma mudança de nome obriga a procedimentos e exigências que não terão sido acautelados previamente.

Uma fonte da AutoEstradas do Atlântico admite que o objetivo do ministério seria uma ação de marketing e promoção e não a mudança formal, mas, com a polémica do dia, até essa terá sido abandonada por completo.

A A8, ou Estrada do Oeste, passa pelos três principais spots do surf em Portugal, Ericeira, a Nazaré e Peniche. A etapa mundial em Peniche, mais uma, era a oportunidade para pôr Portugal no mapa internacional de forma criativa com a mudança de nome de uma autoestrada.

Talvez por isto, no comunicado, “o Turismo de Portugal informa ainda que tem em análise diversos projetos de marketing com o objetivo de potenciar ainda mais a realização de inúmeros eventos como o WSL Azores Pro, Cascais Billabong Pro, Meo Rip Curl Pro Portugal (Peniche) e o Nazaré Challenge (este ano pela primeira vez)”. A mudança de nome da A8 deixou de estar entre esses projetos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A8, afinal, já não muda de nome

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião