Escândalo do diesel não trava lucros da Volkswagen. Fabricante lucra 9,1 mil milhões até setembro

  • Lusa
  • 30 Outubro 2018

Os custos extraordinários provocados pela crise dos veículos a diesel foram de 2.400 milhões de euros, nos primeiros nove meses de 2018.

O grupo Volkswagen obteve até setembro um lucro líquido de 9.118 milhões de euros apesar dos efeitos da implementação da norma de homologação na Europa e da multa de 800 milhões de euros à Audi devido ao escândalo dos veículos a diesel.

O grupo automobilístico informou esta terça-feira que o lucro líquido de 9.118 milhões de euros, 24,2% mais do que em 2017, ficou a dever-se ao aumento das vendas e porque no ano passado registou custos extraordinários devido ao escândalo relacionado com a manipulação das emissões nos carros a diesel.

O resultado operativo subiu 2,2% entre janeiro e setembro (10.871 milhões de euros) e a faturação registou um incremento de 2,7% (174.577 milhões de euros), no mesmo período.

O grupo Volkswagen disse que superou os níveis principais do balanço referente aos três primeiros trimestres apesar da implementação da nova norma de homologação que teve efeitos negativos “temporários” nas vendas durante o terceiro trimestre, sobretudo na Europa.

A rentabilidade operativa sobre as vendas do grupo Volkswagen foi de 7,6%.

Os custos extraordinários provocados pela crise dos veículos a diesel foram – nos primeiros nove meses de 2018 – de 2.400 milhões de euros (2.600 milhões de euros no ano passado).

Herbert Diess, presidente do grupo Volkswagen, disse hoje na apresentação dos resultados que o “balanço dos primeiros nove meses é satisfatório”.

Mesmo assim, considerou que o setor automóvel tem de superar “grandes desafios” porque se encontra numa fase de transformação e tem de “acelerar a velocidade do processo de mudanças”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escândalo do diesel não trava lucros da Volkswagen. Fabricante lucra 9,1 mil milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião