1,4 a 1,65 mil milhões. Sonae MC pode valer tanto em bolsa como a Sonae

A Sonae MC vai para a bolsa. Serão colocados no mercado até 33% do capital da empresa da Sonae que poderá ficar avaliada em bolsa a um valor quase igual ao da "casa mãe".

A Sonae MC não será uma gigante na bolsa nacional. Cada ação da nova cotada vai ser vendida entre 1,40 e 1,65 euros, o que a avaliará, ao preço máximo, em 1,65 mil milhões de euros. Olhando apenas para o PSI-20, é uma capitalização que a põe no 10.º lugar entre as 18 maiores empresas portuguesas, ficando praticamente empatada com a “casa mãe”.

O valor final a que cada ação da Sonae MC será vendido só ficará definido a 18 de outubro, estando dependente da procura a que se assistir durante o período de subscrição das ações. Mas ao preço mínimo, de 1,40 euros, os mil milhões de títulos que representam a totalidade do capital da empresa atribuem-lhe uma avaliação de 1,4 mil milhões.

Esta avaliação é mais de dez vezes inferior à atribuída pelos investidores às grandes cotadas do PSI-20, — a Galp Energia, avaliada em 13 mil milhões, e a EDP, que tem um valor em bolsa de 11,6 mil milhões. Não chega ao top 3, nem entra sequer no top 10 — num índice que apesar de se chamar PSI-20 só tem 18 cotadas.

A 1,4 mil milhões de euros, a Sonae MC ficaria no 13.º lugar, atrás da Semapa, Corticeira Amorim e REN, mas a valer quase o triplo da cotada imediatamente abaixo, os CTT. No entanto, se os títulos acabarem por ser vendidos ao preço máximo, a nova cotada pode dar um salto na classificação. Pode passar para 10.º, olhando apenas para o PSI-20 — fora do índice principal o BPI põe a Sonae MC em 11.º.

Capitalização das empresas do PSI-20

Os 1,65 mil milhões de euros seriam suficientes para que a Sonae MC superasse a Semapa, Corticeira Amorim e a REN, ficando praticamente empatada com a Sonae, empresa que a está a colocar no mercado de capitais através de uma oferta mínima inicial de 217 milhões de títulos.

A Sonae está avaliada na bolsa nacional em 1,76 mil milhões, ou seja, apenas 90 milhões acima da capitalização máxima potencial da nova cotada. Esta capitalização da Sonae reflete, contudo, a queda acentuada que holding regista desde o início do ano. Enquanto o PSI-20 cai 2,5%, a Sonae perde quase dez vezes mais em 2018. O saldo é negativo em 22,9%.

Sonae afunda em bolsa. Cai 23% em 2018

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

1,4 a 1,65 mil milhões. Sonae MC pode valer tanto em bolsa como a Sonae

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião