Na hora de pagar, portugueses são dos que mais passam cartão na Europa

O valor dos pagamentos com cartões equivaleu a 41% do PIB português no ano passado. Só no Reino Unido o peso é mais alto.

Passar o cartão para pagar numa loja ou inseri-lo no Multibanco, são gestos que fazem parte do dia-a-dia dos portugueses. Colocam-nos também no pódio europeu da utilização de cartões bancários. Estatísticas do Banco Central Europeu (BCE), mostram que Portugal é o segundo país da união Europeia com maior peso do valor das operações efetuadas com cartões de pagamento face ao PIB.

“O valor dos pagamentos com cartões em 2017 correspondeu a 41% do PIB português, acima do peso médio registado na União Europeia (20%) e na área do euro (15%)”, diz o Banco de Portugal em comunicado divulgado nesta sexta-feira. O montante dos pagamentos efetuados através dessa ferramenta, em 2017, ascendeu a 78,2 mil milhões de euros. O PIB Português ascendeu a 193 mil milhões de euros no mesmo período.

Peso do valor dos pagamentos com cartões face ao PIB

Ainda assim não se trata de uma tendência nova. De acordo com a instituição liderada por Carlos Costa, há cinco anos que essa realidade se verifica, e é crescente. Se em 2013, o valor dos pagamentos com cartões correspondia a 33% do PIB, passando a crescer gradualmente até aos 41% registados no ano passado.

Apenas o Reino Unido tem hábitos de utilização do dinheiro de plástico maiores. Em 2017, o valor dos pagamentos com cartões naquele país representou 46% do PIB.

“Os dados refletem a preferência dos portugueses pela utilização de cartões de pagamento nas despesas quotidianas“, salienta o Banco de Portugal.

Em 2017, as operações efetuadas com cartões representaram 68,3% da quantidade e 5% do valor total de operações efetuadas nesse período com os diferentes instrumentos de pagamento. Também neste indicador, Portugal fica acima da média da União Europeia, que é de 51,6% em quantidade e de 1,1% em valor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na hora de pagar, portugueses são dos que mais passam cartão na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião