A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A Comissão Europeia prevê que Portugal cresça 2,2% este ano, uma décima abaixo daquilo que prevê o Governo. Dos 28 países da União, há 20 que vão crescer mais do que Portugal este ano. O Conselho das Finanças Públicas considera que o défice está no bom caminho. Mas a entidade liderada por Teodora Cardoso afirma que ainda há obstáculos por ultrapassar.

As Previsões Económicas de Verão da Comissão Europeia apontam para que a riqueza criada em Portugal este ano cresça 2,2%, uma revisão em baixa de uma décima face às últimas previsões de Bruxelas. O valor também fica uma décima aquém das previsões do Governo, que apontam para 2,3% este ano e no próximo.

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) está otimista quanto à trajetória do défice. Mas considera que ainda há vários obstáculos pelo caminho, nomeadamente a despesa relacionada com a recapitalização do Novo Banco, a incerteza em torno da recuperação da garantia do BP, mas também os encargos associados com os setores da saúde e educação.

A Comissão de Trabalhadores (CT) do Parque Industrial da Volkswagen/Autoeuropa tem uma longa lista de reivindicações para apresentar durante as negociações com a administração da empresa. Quer aumentos de 4%, sábados e domingos pagos a duplicar, mas também mais dias de férias. E defende que seja feita a integração de 400 precários.

Marque na agenda: termina hoje o prazo para subscrever a oferta pública de venda (OPV) inicial dos títulos da Raize, a startup portuguesa que junta investidores a empresas que estejam à procura de crédito. O IPO está em curso desde 18 de junho, com estreia marcada na bolsa de Lisboa para a próxima quarta-feira, sob o ticker “MLRZE”.

Donald Trump terá ameaçado sair da NATO se os aliados não aceitarem aumentar as metas da despesa da Defesa, adianta o Politico, que cita oficiais e diplomatas da NATO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião