Partidos políticos disparam pedidos de restituição de IVA em 2017

Em 2017, o Fisco perdeu 400 mil euros em IVA em benefícios fiscais atribuídos a partidos políticos. O valor disparou face a 2016, bem como os pedidos por parte dos partidos para aceder a esta regalia.

No mesmo ano em que o Parlamento discutia as polémicas alterações às regras de financiamento partidário e em que se realizaram eleições autárquicas, os partidos políticos entregaram na Administração Tributária um número elevado de pedidos de restituição do IVA. De acordo com a Conta Geral do Estado de 2017 (CGE2017) publicada esta segunda-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), foram entregues no ano passado 74 pedidos de devolução de IVA, o que compara com apenas dois em 2016.

Ao mesmo tempo que disparou o número de pedidos de reembolso, aumentou também o montante de despesa fiscal que o Estado tem com este regime. No ano passado, este benefício fiscal custou aos cofres públicos cerca de 400 mil euros, enquanto no ano anterior esse custo era nulo, revela a CGE2017.

A despesa fiscal com este benefício já era conhecida, mas o que não era sabido era o número de pedidos de reembolso feito no ano passado. Segundo a DGO, estes pedidos dispararam de dois para 74, ou seja, houve mais 72 pedidos num só ano.

No ano passado, os partidos tentaram no Parlamento alterar o regime de isenção no pagamento de IVA por parte dos partidos, ao propor uma isenção total. No fim, e já depois de um veto presidencial, o regime acabou por ficar igual ao que vigorava até então. Há isenção de IVA para os partidos políticos na aquisição e transmissão de bens e serviços que visem difundir a sua mensagem política ou identidade própria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partidos políticos disparam pedidos de restituição de IVA em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião