DS Smith quer comprar a Europac. Oferece 1,67 mil milhões

  • ECO
  • 4 Junho 2018

A empresa britânica de embalagens quer ficar com 58,97% da concorrente espanhola. Oferece 16,80 euros por ação, o que representa um prémio de quase 8% face à última cotação.

A DS Smith apresentou uma oferta para comprar a Europac, empresa espanhola que tem nove fábricas em Portugal. O objetivo da empresa britânica de embalagens é ficar com pouco mais de metade da cotada espanhola, pela qual a DS Smith oferece 1,67 mil milhões de euros.

A intenção é anunciada, esta segunda-feira, pela própria empresa britânica, em comunicado e vídeo publicados no seu site. O preço oferecido é de 16,80 euros por ação, o que representa um prémio de quase 8% face à cotação de 15,58 euros por ação no fecho da sessão da última sexta-feira. Depois do anúncio da oferta, a Europac já negoceia, esta segunda-feira, acima do preço proposto, ao disparar mais de 8%, para os 16,88 euros por ação.

O objetivo da DS Smith é adquirir 58,97% da Europac, o que significa que terá de desembolsar 1,667 mil milhões de euros se conseguir alcançar esta meta. Para que a operação seja bem-sucedida, terá de ser aceite por acionistas que detenham o equivalente a 50% mais uma ação do capital da Europac.

Para financiar a operação, a DS Smith vai fazer uma emissão de títulos de dívida onde pretende captar aproximadamente mil milhões de euros. A ser bem-sucedida, a operação ainda terá de passar pela aprovação dos reguladores

A Europac, que atua na indústria do papel e cartão, conta com 27 fábricas na Europa, a maioria das quais em Portugal, onde tem nove fábricas. A empresa gera 2.300 empregos diretos e as suas fábricas faturam 1.100 milhões de euros por ano.

Num comunicado enviado às redações, a Europac refere que “os membros do Conselho de Administração do grupo Europac vão pronunciar-se sobre a referida OPA na data estabelecida pela regulamentação aplicável, assim que a CNMV autorize a OPA e o Conselho receba os relatórios financeiros e de assessoria jurídica necessários”.

(Notícia atualizada às 15h18 com informação sobre a intenção da Europac de se pronunciar acerca da OPA)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DS Smith quer comprar a Europac. Oferece 1,67 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião