Sergio Moro dá ordem de prisão a Lula da Silva

Depois de o Supremo Tribunal Federal do Brasil ter rejeitado o pedido de habeas corpus de Lula da Silva, Sergio Moro deu ordem de prisão ao ex-presidente brasileiro.

Lula da Silva vai para a cadeia. O juiz Sergio Moro emitiu a ordem de prisão para o ex-presidente do Brasil horas depois de o Supremo Tribunal Federal do Brasil ter rejeitado o pedido de habeas corpus. Lula foi condenado a 12 anos e mês de cadeia.

O antigo chefe de Estado brasileiro foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4, segunda instância) em janeiro. A defesa de Lula da Silva tinha apresentado um habeas corpus [garantia que permite aguardar julgamento em liberdade] junto do STF, que foi recusado pela maioria dos 11 juízes do tribunal.

Com a recusa do STF, ficava a faltar apenas a ordem de prisão efetiva do juiz Sérgio Moro, algo que acabou por acontecer horas depois da decisão dos 11 juízes do STF. Agora, Lula da Silva tem apenas algumas horas para se entregar às autoridades brasileiras. O prazo termina às 21h de sexta-feira (hora de Lisboa).

A prisão do ex-chefe de Estado está relacionada com um dos processos da Operação Lava Jato, o maior escândalo de corrupção do Brasil. Lula foi condenado por ter recebido um apartamento de luxo como suborno da construtora OAS em troca de favorecer contratos com a petrolífera estatal Petrobras.

A execução provisória da pena não deverá impedir juridicamente a candidatura presidencial de Lula da Silva, à frente nas sondagens para as eleições de outubro.

(Notícia atualizada às 22h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sergio Moro dá ordem de prisão a Lula da Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião