Mais de 450 mil contribuintes já entregaram o IRS em apenas dois dias

  • ECO
  • 3 Abril 2018

Cerca de 8% do total de contribuintes já entregou a declaração de IRS ao final do segundo dia. Prazo é até ao final de maio.

Em pouco mais de dois dias, mais de 452 mil contribuintes já entregaram a declaração de IRS, dos quais metade através do IRS automático. Os números foram disponibilizados, esta terça-feira, pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

Ao todo, de acordo com os dados avançados por Mário Centeno, que está a ser ouvido esta tarde na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, já declararam o IRS 452.195 contribuintes, o equivalente a mais de 8% do total de contribuintes. Destes, a maior parte é composta por contribuintes que, no ano passado, apenas auferiram rendimentos de trabalho dependente ou de pensões. E quase metade (265.252) entregou a declaração através do IRS automático.

O ministro das Finanças detalhou ainda que, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de declarações de IRS subiu “mais de 20%”.

No domingo, o primeiro dia em que passou a ser possível fazer a declaração, já a tinham feito mais de 260 mil contribuintes. Metade destas diz respeito a declarações automáticas.

Este ano, o Governo espera reduzir o prazo de reembolsos, precisamente, graças ao IRS automático. “Temos a expectativa de que os prazos possam ser menores, uma vez que há mais gente com o IRS automático. No ano passado houve 800 mil pessoas e este ano pode haver três milhões”, disse António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, na segunda-feira, citado pela Lusa. O responsável considerou “normal” o pico de afluência logo no primeiro dia, mas frisou que não é necessário “nem deixar tudo para a última hora, nem de fazer tudo no primeiro dia”.

Os contribuintes têm até ao final de maio para entregar a declaração de IRS sobre os rendimentos que auferiram em 2017. Este ano, e pela primeira vez, só poderão fazê-lo pela Internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 450 mil contribuintes já entregaram o IRS em apenas dois dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião