Powell promete aumento gradual das taxas de juro

  • ECO
  • 27 Fevereiro 2018

Apesar do corte de impostos e do aumento do investimento público que ajudou a acelerar o investimento, o presidente da Fed promete subida gradual das taxas de juros.

O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, prometeu “encontrara um equilíbrio” entre os riscos de uma economia sobreaquecida e a necessidade de manter o crescimento, prometeu aos membros do Congresso norte-americano que vai manter a política de aumentos graduais das taxas de juro. Isto apesar do estímulo adicional que a economia teve na sequência do corte de impostos e do investimento público.

Os membros da Fed preveem três aumentos da taxa de juros este ano, e Powell não deu qualquer indicação de que o ritmo precisa ser acelerado, nas declarações ao Comité de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados. O Comité Federal de Mercado Aberto “continuará a procurar um equilíbrio entre evitar uma economia superaquecida e trazer… a inflação para 2% de forma sustentável”, disse Powell num depoimento, por escrito, ao Congresso como comandante do Fed, citado pela Reuters.

“Algumas das adversidade que a economia norte-americana enfrentou nos últimos anos transformaram-se em vantagens”, disse Powell frisando as recentes alterações nas políticas orçamentais e a retoma económica global. Ainda assim, “a inflação permanece abaixo do objetivo de longo prazo de 2%. Segundo o ponto de vista do Comité Federal de Mercado Aberto aumentos graduais na taxa diretora será a melhor forma de atingir ambos os objetivos”, acrescentou o sucessor de Janet Yellen.

A inflação permanece abaixo do objetivo de longo prazo de 2%. Segundo o ponto de vista do Comité Federal de Mercado Aberto aumentos graduais na taxa diretora será a melhor forma de atingir ambos os objetivos.

Jerome Powell

Presidente da Fed

Este testemunho foi o primeiro sinal enquanto presidente da Fed de que o gigante corte de impostos e aumento da despesa pública levada a cabo pela Administração Pública não levará a uma mudança imediata ao nível da política monetária, com um aumento mais rápida das taxas de juro. “Gradual” tem sido a palavra operacional desde que a Fed começou a aumentar as taxas de juro, no final de 2015, ainda sob a batuta de Janet Yellen.

É esperado que a Fed venha a aprovar o primeiro aumento de taxas de juro de 2018 na sua próxima reunião de política monetária em março, quando também deverá avançar com novas projeções económicas e Powell fará a sua primeira conferência de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell promete aumento gradual das taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião