Atenção, há uma app eFatura que não é o E-Factura oficial

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2018

A história é contada esta terça-feira pelo jornal Público e dá conta da existência de uma aplicação para telemóveis parecida com o E-Factura, mas que não é um projeto da autoridade tributária.

“Chama-se eFatura, mas não é o E-Factura”, conta o jornal Público na edição desta terça-feira [Acesso Condicionado]. É uma aplicação para telemóveis, facilmente confundível com o sistema E-Factura da Autoridade Tributária, mas não é uma tecnologia programada por esta entidade, embora possibilite aos contribuintes gerir nos seus telemóveis a conta do portal do E-Factura.

Diz o jornal que a app permite fazer um sem número de tarefas: “desde validar as faturas emitidas com o número de contribuinte, a consultar estatísticas detalhadas das despesas, passando por uma funcionalidade que permite ver num mapa o local onde se comprou um produto e acompanhar o valor do benefício já acumulado para o IRS”.

E o que diz o Fisco? A autoridade tributária diz-se “alheia à criação e desenvolvimento” da app e refere que “em tempo oportuno, comunicou esse facto às autoridades competentes”. Por ser uma aplicação não oficial, a Comissão Nacional de Proteção de Dados também recomenda que os contribuintes ponderem se a querem utilizar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atenção, há uma app eFatura que não é o E-Factura oficial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião