BCP acelera 5% após JPMorgan anunciar que banco é “top pick”

Nuno Amado tem razões para sorrir. Os bancos de investimento continuam a dar boa nota ao BCP. Agora foi a vez de o JPMorgan melhorar a avaliação. Ações disparam mais de 5% na bolsa.

Os ventos continuam a soprar a favor do BCP em 2018. O banco liderado por Nuno Amado apresenta-se com o melhor desempenho na bolsa de Lisboa desde o início do ano e esta segunda-feira teve mais motivos para sorrir: o JPMorgan colocou o título como “top pick” no setor ibérico depois de subir o preço alvo para 35 cêntimos.

Fruto desta nota de research positiva, as ações do BCP revelaram intensa pressão compradora ao longo da sessão. Sinal desse apetite do mercado refletiu-se na valorização de 5,06% do título que fechou a valer 0,3199 euros, a cotação mais elevada desde junho de 2016.

A par do Santander e BBVA, o BCP está entre os preferidos do JPMorgan na banca da Península Ibérica. “O BCP é a nossa maior convicção no quarto trimestre de 2017, já que vemos potencial ascendente para melhorias de capital e redução de malparado”, disse o banco de investimento citado pela Reuters.

“A postura positiva reflete o suporte do ambiente macro e dos preços do imobiliário que baixam o custo do risco; taxas mais elevadas com cada aumento de 100 pontos base nas taxas de juro, traduzindo-se num potencial de subida de 20% a 30% do lucro por ação”, explicam ainda os analistas do JPMorgan.

Neste cenário, o JPMorgan manteve a recomendação de “overweight” no BCP, aumentando-lhe o preço-alvo para dezembro de 2018 dos 0,3 euros para os 0,35 euros, “oferecendo um potencial de subida de 16%”.

Com este desempenho, o BCP passa a cotar-se com uma avaliação de mercado de 4,6 mil milhões de euros.

O banco apresenta contas a 14 de fevereiro. Os analistas estimam que o BCP tenha obtido lucros de 160 milhões de euros no exercício de 2017, um aumento substancial face ao resultado líquido positivo de 24 milhões de euros registado em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP acelera 5% após JPMorgan anunciar que banco é “top pick”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião