A manhã num minuto

  • ECO
  • 15 Janeiro 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Em novembro o crédito ao consumo atingiu um máximo do histórico disponibilizado pelo Banco de Portugal. Este aumento aconteceu num mês típico das compras para a quadra natalícia, o que poderá justificar a respetiva aceleração, mas dá também seguimento a uma tendência.

O crédito a consumo não para de acelerar. Em novembro, os bancos e as instituições de crédito disponibilizaram um total de quase 654 milhões de euros em crédito ao consumo, o que corresponde a um recorde.

A concessão de crédito para a compra de casa está em máximos da década, com a banca a apostar em força neste segmento com campanhas agressivas. Até novembro de 2017, os bancos disponibilizaram 7.441 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa.

CGD, BCP, BPI, Santander Totta e Montepio passaram nos testes de solidez do Banco Central Europeu. O Novo Banco ficou fora desta avaliação por ser um banco de transição.

Os investidores estão confiantes de que o crescimento económico vai apertar a política monetária do banco central. O acordo de governação na Alemanha contribuiu para o otimismo. O euro transaciona no valor mais alto desde dezembro de 2014.

A atividade do setor automóvel em Portugal valeu perto de 11 mil milhões de euros em 2017, o equivalente a cerca de 5,9% do PIB. O setor emprega 72 mil pessoas, segundo um estudo da Deloitte para a Mobinov — Associação do Cluster Automóvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião