Brexit: período de transição acaba em 2020, diz Comissão Europeia

"Até ao final do período de transição, o Reino Unido deverá continuar a respeitar a política comercial da União Europeia", avisa a Comissão Europeia.

O Reino Unido tem data marcada para o fim do período de transição: dezembro de 2020. Até lá, as regras não mudam, e o ex-membro deverá comportar-se como os restantes Estados da União Europeia, avisa a Comissão.

As mudanças decorrentes da transição devem ser aplicadas desde a data de entrada em vigor do acordo de divórcio “e não deverão durar para lá do dia 31 de dezembro de 2020”, escreve a Comissão Europeia na proposta para negociar as diretivas que guiarão a transição, publicadas esta quarta-feira.

Até ao final do período de transição o Reino Unido deverá continuar a respeitar a política comercial da União Europeia“, acrescenta ainda a Comissão. No mesmo documento, destaca que “as autoridades alfandegárias deverão continuar a atuar de acordo com a missão da UE.

Tendo em conta a situação relativamente à Irlanda, durante a segunda fase de negociações, os compromissos a assumir devem seguir um “fio condutor”, que estará presente tanto no acordo entre a UE e o Reino Unido, como na relação futura entre ambas as partes.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: período de transição acaba em 2020, diz Comissão Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião