Justiça pede 58 milhões aos arguidos da Operação Marquês

Ministério Público actua em defesa do Estado no pedido de indemnização cível e pede quase 60 milhões. Só Sócrates e Santos Silva deverão pagar 19,5 milhões, de forma solidária.

No total, o Ministério Público (MP) considera que os 28 arguidos da Operação Marquês lesaram o Estado em 58 milhões de euros. Concretamente, o Ministério Público considera que José Sócrates e o amigo Carlos Santos Silva “devem ainda ser condenados a pagar solidariamente a quantia de 19,5 milhões de euros”. O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) acusa os arguidos de causarem ao Estado, de forma ilícita, uma lesão, através da frustração da arrecadação devida em sede de IRS e IRC.

Já Ricardo Salgado e Henrique Granadeiro deverão ser condenados a pagar solidariamente mais de 4,7 milhões de euros. Granadeiro terá ainda de pagar 11,6 milhões, segundo a acusação.

Zeinal Bava deverá pagar, segundo o entendimento do MP, 16,7 milhões de euros.

A Helder Bataglia e Ricardo Salgado, é pedida a sua condenação ao pagamento de quase 1,5 milhões, e a Carlos Santos Silva que indemnize o Estado em mais de 1,5 milhões.

O MP pede ainda a condenação de Armando Vara ao pagamento de quase 1,5 milhões de euros e que seja declarado perdido a favor do Estado vários saldos de contas bancárias e imóveis. Contas essas em nome de Carlos Santos Silva, Gonçalo Trindade Ferreira, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça pede 58 milhões aos arguidos da Operação Marquês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião