Pedro Soares dos Santos: “Investimos 550 milhões em Portugal em cinco anos”

Pedro Soares dos Santos diz que "acredita em Portugal". Por isso, e depois de muitos milhões investidos no país, diz que quer continuar a fazê-lo. O centro logístico de Valongo é uma prova disso.

A Jerónimo Martins tem investido milhões de euros no seu crescimento, tanto a nível nacional como internacional. Só em Portugal foram investidos 550 milhões de euros nos últimos cinco anos, diz o presidente executivo da dona do Pingo Doce, Pedro Soares dos Santos, na inauguração do novo centro logístico do grupo, em Valongo, que custou 75 milhões.

“Acreditamos no potencial de Portugal. Investimos 550 milhões de euros entre 2012 e 2016”, referiu Pedro Soares dos Santos. “E é um investimento que é feito por uma empresa sem dívida“, salientou, na inauguração do centro logístico localizado no norte do país, que ocupa um espaço de 100 mil metros quadrados, conta com 450 colaboradores diretos e cerca de 300 indiretos, num total de 750.

Continuando na senda dos investimentos, Pedro Soares dos Santos anunciou ainda a construção de uma nova unidade fabril em Valongo. “Vamos abrir uma fábrica de massas frescas aqui [em Valongo]”, frisou o presidente executivo do grupo.

“Para já não temos mais dados sobre este novo investimento que vamos realizar,” disse fonte oficial da Jerónimo Martins, ao ECO. O novo investimento, que ainda não tem data para avançar, deverá ficar dentro do perímetro industrial do centro de logística do grupo, em Alfena no concelho de Valongo, e deve abastecer cerca de 100 lojas, à semelhança do investimento que o grupo tem realizado na Azambuja, numa outra unidade fabril para a produção de massas frescas e que emprega 60 pessoas.

“O maior e mais moderno” centro logístico do grupo, de acordo com a empresa que detém a rede de supermercados Pingo Doce, custou 75 milhões de euros, sendo um exemplo da aposta do grupo em Portugal. “A família [Soares dos Santos] está em Portugal. Queremos crescer em Portugal”, referiu Alexandre Soares dos Santos que abriu a cerimónia da inauguração do centro, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

[Investimentos da Jerónimo Martins] são sinal de confiança no país e na nossa economia

António Costa

Primeiro-ministro

Ainda assim, “vamos expandir nos próximos dois, três anos para outros lugares“, adiantou Soares dos Santos, sem especificar a que geografias se referia.

“A minha família não vende, a minha família está em Portugal, queremos crescer e queremos crescer no mundo,” frisou ainda o patriarca.

António Costa, por seu turno, enalteceu os investimentos realizados pela Jerónimo Martins que classificou como um “sinal de confiança no país e na economia“. Sobre o processo de internacionalização da Jerónimo Martins, Costa frisou que o grupo está presente num mercado de 100 milhões (Portugal, Polónia e Colômbia) mas não desvalorizou o mercado nacional.

“Não temos que escolher entre valorizar o mercado interno ou internacionalizar. Temos de nos internacionalizar sem deixar de valorizar o nosso próprio mercado interno”, disse António Costa.

Nova imagem corporativa da Jerónimo Martins

A empresa de distribuição anunciou também esta manhã, em Valongo, a mudança da imagem corporativa do grupo, numa altura em que celebra 225 anos. A nova identidade foi desenvolvida pela agência britânica The Partners e será utilizada em Portugal, Polónia e Colômbia. A imagem da empresa — que não era alterada há 14 anos, altura em que o grupo estava apenas presente na Polónia — está agora mais focada no universo alimentar.

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