UE garante que Brexit não vai colocar Londres de parte nas relações comerciais

  • Lusa
  • 14 Setembro 2017

A Comissão Europeia garante que não pretende colocar o Reino Unido no “fim da fila” das negociações comerciais da União Europeia com países terceiros, como forma de castigo pelo Brexit.

A Comissão Europeia garantiu esta quinta-feira que não pretende castigar o Reino Unido, no quadro do ‘Brexit’, colocando-o no “fim da fila” das negociações comerciais da União Europeia com países terceiros, considerando mesmo essa ideia “um disparate”.

Numa conferência de imprensa para apresentação das iniciativas previstas pela Comissão Europeia na área do Comércio, ainda no quadro do discurso do Estado da União proferido na véspera pelo presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, o vice-presidente responsável pelo Emprego, Crescimento e Investimento, Jyrki Katainen, e a comissária do Comércio, Cecilia Malmstrom, refutaram veementemente “a ideia de o Reino Unido ser o último parceiro com quem a União Europeia quer negociar acordos comerciais”.

Esqueçam esse disparate. Assim que soubermos que podemos arrancar com as negociações sobre a futura relação (com o Reino Unido), começaremos. Do nosso lado, não há uma prioridade política de manter o Reino Unido no fim da fila. Temos várias negociações em paralelo. Não vale a pena atirar mais achas para a fogueira, a situação já é complicada”, declarou Katainen.

Também Malmstrom recordou que “cabe ao Conselho determinar quando é que foram feitos progressos suficientes” nas negociações sobre as condições de saída do Reino Unido do bloco europeu para se passar para as discussões sobre as futuras relações, nas quais se incluem as comerciais, e apontou que, tal como referiu na semana passada o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, ainda não é o caso.

A comissária do Comércio enfatizou por outro lado que não tem necessariamente que haver uma “fila de espera”, pois a Comissão é capaz de negociar em simultâneo com vários parceiros.

“Temos uma fantástica capacidade de trabalhar em simultâneo. A Direção-Geral de Comércio não só tem uma equipa com grande experiência como também é liderada por uma mulher, e as mulheres têm capacidade de trabalhar em simultâneo”, gracejou.

Keep calm, don’t panic [Tenham calma, não entrem em pânico]”, completou.

Entre as propostas da “Comissão Juncker” para o próximo ano na área do Comércio, conta-se a intenção de lançar negociações de acordos comerciais com Austrália e Nova Zelândia, que “teriam por base os recentes acordos, celebrados com êxito, com o Canadá, Vietname, Singapura, bem como o Japão, entre outros, que alargam a aliança de países parceiros que se comprometeram a aplicar regras progressivas ao comércio mundial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE garante que Brexit não vai colocar Londres de parte nas relações comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião