Carris é a única transportadora pública a perder passageiros

  • ECO
  • 13 Setembro 2017

Transportadoras mostram crescimento no número de utilizadores durante o primeiro semestre do ano. Mas a Carris ainda não está a acompanhar a tendência. Metro de Lisboa e CP têm os maiores aumentos.

A Carris é a empresa de transportes públicos que ainda não está a conseguir recuperar das perdas de passageiros. Segundo dados recolhidos pelo Público junto das empresas, as transportadoras mostram crescimento no número de utilizadores durante o primeiro semestre do ano. Mas a Carris ainda não está a acompanhar a tendência. CP e Metro de Lisboa são as duas empresas que registam os maiores aumentos.

Nos primeiros seis meses do ano, a Carris sofreu uma ligeira descida no número de passageiros: uma queda de 0,8% em termos homólogos, registando 61,9 milhões de viagens. Mas a empresa liderada por Tiago Lopes Faria diz que se tem assistido a uma “inversão” da tendência de descida no número de passageiros. Algo que “tem vindo progressivamente a tornar-se mais notório ao longo dos últimos meses”. Os dados “relativos ao acumulado de janeiro a agosto deste ano provam que é já notória uma inversão da tendência de perda”, afirma a empresa.

Já a CP e a Metro de Lisboa estão a recuperar do pico da crise. As duas empresas de transportes registaram um crescimento semestral de 7,5% para 60,2 milhões e de 7,3% para 81,3 milhões, respetivamente. Olhando para todas as empresas públicas que operam neste setor — CP, Metro de Lisboa, STCP, Metro do Porto e Transtejo — houve um aumento de 2,5% entre janeiro e junho, contabilizando 536 milhões de viagens nesse período.

A este grupo junta-se o Barraqueiro, dono de 13 empresas rodoviárias com serviço público e responsável pela Fertagus, cujo crescimento foi de 2,2%. Ou seja, passou de 637 para 650,5 milhões de viagens. Mas tem sido a vertente rodoviária da operadora ligada aos transportes públicos coletivos que tem vindo a perder clientes nos últimos anos. A queda foi de 1,6% no ano passado, mas nos dois anos anteriores foi de perto de 7%. Há uma ligeira recuperação neste semestre (+0,8%), “ainda não significativa”, segundo fonte oficial do grupo de Humberto Pedrosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carris é a única transportadora pública a perder passageiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião