Morreu Américo Amorim

  • ECO
  • 13 Julho 2017

O empresário ficou conhecido por construir um império no setor da cortiça.

O empresário Américo Amorim morreu esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo, avançou o Jornal de Notícias, uma informação que o ECO confirmou. Américo Amorim faria 83 anos este mês.

A Corticeira Amorim é a maior empresa mundial de produtos de cortiça e Américo Amorim era, segundo a revista Forbes, o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares, o equivalente a 4,09 mil milhões de euros. Na lista completa da Forbes, ocupava a posição 385.

A Amorim Energia (holding detida em 55% por Américo Amorim e em 45% pela Esperanza, de Isabel dos Santos) entrou no capital da Galp Energia em 2012, contando com 33,34% da petrolífera. Amorim foi chairman da Galp até outubro de 2016, tendo então passado o testemunho à filha.

Através da holding Amorim – Investimentos e Participações, o empresário construiu um grupo económico, com ligações ao imobiliário, sistema financeiro, energia, turismo, tendo chegado a ter mais de 200 empresas sob a sua tutela.

Em 2005, Amorim criou o Banco Internacional de Crédito, com Isabel dos Santos. Mas em 2014 a filha do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, comprou a posição do grupo Amorim. Ainda assim, o grupo detém outras posições na banca: 47% do Banco Luso-Brasileiro, 18% do Banco Único (Moçambique).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Américo Amorim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião