Portugal quer uma Europa com “políticas públicas que estimulem o crescimento”

  • Lusa
  • 5 Maio 2017

O chefe da diplomacia portuguesa reuniu-se, esta manhã, com o homólogo francês, Jean-Marc Ayrault, no ministério francês dos Negócios Estrangeiros, num encontro em que o ponto principal foi o futuro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta sexta-feira à Lusa, em Paris, que a Europa deve “ter políticas públicas que estimulem o crescimento” para responder à “inquietação” que “se exprime em reações de natureza mais nacionalista”.

“A Europa tem de tomar decisões e essas decisões têm de ir no sentido de responder aos anseios e às expectativas dos cidadãos, havendo uma só maneira de lhes responder que é ter políticas públicas que estimulem o crescimento: o crescimento da economia, o crescimento do emprego e a segurança dos direitos sociais das pessoas“, afirmou Augusto Santos Silva à Lusa no final do encontro.

O ministro insistiu que “essa é, aliás, a melhor maneira de responder pela positiva a muita da inquietação e muito do protesto que hoje se exprime em reações de natureza mais nacionalista”. Augusto Santos Silva precisou que, “no que diz respeito à integração europeia, Portugal e a França têm posições muito próximas” e que devem ser tomadas “decisões sobre o futuro da integração europeia” após o “ciclo eleitoral” das presidenciais e legislativas francesas e das legislativas na Alemanha.

“Finalmente, quer o ministro Ayrault quer eu próprio insistimos muito na necessidade de a Europa assumir um papel liderante na agenda internacional porque há questões como a agenda do Clima e os objetivos do desenvolvimento sustentável que hoje dependem muito, na cena internacional, da liderança da Europa”, concluiu.

Esta tarde, Augusto Santos Silva vai deslocar-se ao Liceu Montaigne, em Paris, para se encontrar com alunos da secção internacional portuguesa e celebrar o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP. Esta quinta-feira, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Augusto Santos Silva visitou a exposição “Portugal e a UNESCO – Conhecer, salvaguardar e partilhar”, uma mostra organizada no âmbito da candidatura de Portugal ao Conselho Executivo da UNESCO (2017-2021) cuja eleição é em novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal quer uma Europa com “políticas públicas que estimulem o crescimento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião