François Fillon: “Não se pode pedir aos alemães que paguem a nossa dívida”

  • Lusa
  • 6 Abril 2017

"Hoje, mutualizar a dívida é uma fantasia, só pode conduzir ao enfraquecimento da zona euro. Não se pode pôr a carruagem à frente dos bois", disse o candidato da direita francesa às presidenciais.

O candidato da direita às eleições presidenciais francesas, François Fillon, disse hoje, em Paris, que “não se pode pedir aos alemães para pagar” a dívida dos outros países europeus.

“Hoje, francamente, pedir aos alemães para pagar a nossa dívida, não acho que seja uma solução que tenha muito sucesso”, respondeu François Fillon quando questionado pela agência Lusa sobre se é a favor a uma renegociação da dívida de países como Portugal e uma possível mutualização da dívida pelos países europeus.

François Fillon começou por explicar que a sua “prioridade é organizar a zona euro” e que só “quando a Europa for reorganizada se poderá falar de mutualização da dívida”.

“Hoje, mutualizar a dívida é uma fantasia, só pode conduzir ao enfraquecimento da zona euro. Não se pode pôr a carruagem à frente dos bois. Primeiro, é preciso implementar um governo económico, implementar o dispositivo de Fundo Monetário Europeu que propus, e desenvolver um processo de harmonização fiscal. Quando todos estes esforços estiverem feitos poderemos evocar a questão da dívida”, afirmou o candidato do partido Os Republicanos à presidência francesa.

Durante a apresentação do seu programa sobre a Europa, na sede de campanha do seu partido, François Fillon disse querer “restabelecer ou estabelecer a soberania do euro”, afirmando que “após mais de 15 anos de existência, a zona euro deve tornar-se uma verdadeira potência económica mundial” e que se deve “fazer do euro uma verdadeira moeda de reserva como o dólar ou a moeda chinesa”.

“Devemos dotar a zona euro de um verdadeiro governo económico, com chefes de Estado e de governo que se apoiem num secretariado independente da Comissão que será o embrião do futuro Tesouro europeu e num MES [Mecanismo Europeu de Estabilidade] transformado num verdadeiro FMI europeu para assegurar a nossa independência financeira”, declarou.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

François Fillon: “Não se pode pedir aos alemães que paguem a nossa dívida”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião