Espanha, França e Itália têm quase três quartos da área de vinha da UE

  • Margarida Peixoto
  • 4 Abril 2017

Portugal é o quarto país com mais área de vinha da União Europeia, mas a uma grande distância do pódio. Ainda assim, está entre os países com maior número de proprietários e vinhas pequenas.

Espanha, França e Itália têm quase três quartos de toda a área de vinha da União Europeia. Só Espanha tem quase um milhão de hectares dedicados à produção de uva para vinho. Portugal aparece em quarto lugar, mas com menos de 200 mil hectares de vinha fica a uma grande distância dos líderes. Os dados foram publicados esta terça-feira pelo Eurostat.

Espanha sozinha tem quase um milhão de hectares de vinha: são 941 mil hectares, o equivalente a 30% da área total da União Europeia. Castilla-La Mancha é a sua maior região, com 46,1% do total da vinha espanhola. O facto de ser o país com mais área dedicada à produção de uva para vinha não o impede de estar também no topo dos que dedicam mais espaço à produção de vinho de qualidade: quase 900 mil hectares, 95,6% do total da sua vinha, está afeta a esta produção mais exigente.

Em Portugal, por exemplo, dos 198,6 mil hectares ocupados com vinha, 87,8% estão dedicados ao vinho de qualidade.

Quem tem mais área de vinha?

Países para os quais há dados disponíveis. Fonte: Eurostat

Os dados do Eurostat mostram ainda que Portugal está entre os países com maior número de proprietários e vinhas mais pequenas. Mais de um terço do total de proprietários está na Roménia, onde os terrenos têm em média dois mil metros quadrados, a menor área de entre os países para os quais há dados. Em Portugal há cerca de 212 mil proprietários, o quarto país da lista, e as vinhas têm em média menos de um hectare: nove mil metros quadrados.

Onde há mais proprietários?

Países para os quais há dados. Fonte: Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha, França e Itália têm quase três quartos da área de vinha da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião