CaixaBank vai comprar dívida subordinada do BPI

O banco catalão diz que está preparado para comprar os títulos de dívida subordinada que o BPI precisa de emitir para reforçar os rácios. O banco pretende emitir até 250 milhões de euros.

Gonzalo Gortázar, o administrador delegado do CaixaBank, afirmou que está disponível para subscrever os títulos de dívida subordinada de que o BPI precisa para reforçar os seus rácios. O banco pretende emitir até 250 milhões de euros.

Fernando Ulrich diz que o mínimo a emitir será de 225 milhões, sendo que o banco ainda vai decidir se vão emitir um pouco mais. “É conveniente que seja um pouco mais e é um tema que vamos discutir nos próximos dias com o acionista CaixaBank”. Mas “terá de ser no mínimo 225 milhões de euros”, acrescentou.

Gortázar refere que “o BPI está agora numa situação financeira” mais forte, tendo o CaixaBank como acionista controlador. E o facto de o CaixaBank controlar o banco reforça ratings, o que facilita o acesso ao financiamento, explica. “O CaixaBank está disponível para subscrever a dívida subordinada”, se considerar que é a melhor alternativa.

BPI já só tem de emitir 206 milhões de euros de dívida subordinada para cumprir as exigências de capital definidas pelo Banco Central Europeu. Ou seja, alcançar um rácio total de 12%. Mas o valor a emitir pode ser superior. Pode ir até aos 250 milhões, esclareceu o banco na apresentação dos resultados para 2016. O CaixaBank estimava que a taxa de juro anual poderá variar entre 8% e 10%.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank vai comprar dívida subordinada do BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião