Erros de contabilidade penalizam contas da BT

  • Leonor Rodrigues
  • 27 Janeiro 2017

Depois do escândalo de erros contabilísticos na sua unidade em Itália, os lucros da operadora britânica registam uma queda acentuada de 53%.

A empresa de telecomunicações britânica BT anunciou uma queda de mais de 50% nos seus lucros do último trimestre do ano passado. Esta quebra surge depois de terem sido detetados erros contabilísticos na sua unidade italiana.

Os lucros da BT caíram 53% para os 274 milhões de libras (322,3 milhões de euros), de acordo com o comunicado da empresa citado pela Bloomberg. Esta queda inclui os 245 milhões de libras (288 milhões de euros) de provisões já anunciados pela operadora do Reino Unido.

No início desta semana, a empresa britânica revelou erros contabilísticos mais graves do que os inicialmente detetados em outubro de 2016 na sua unidade em Itália e reduziu as suas previsões de lucros para os próximos anos. Na altura, as ações da BT caíram 19%.

“A situação em Itália é muito séria mas não devemos esquecer que a BT permanece, no geral, de boa saúde”, disse o CEO da BT, Gavin Patterson, que está à frente da operadora desde 2013. “Somos uma empresa rentável, com um negócio forte e a gerar um elevado cash flow“, acrescentou.

Patterson disse ainda que os problemas em Itália estão controlados e a serem investigados em conjunto com as autoridades. De acordo com o Financial Times, o procurador-geral de Milão, Fabio de Pasquale, decidiu abrir uma investigação criminal àquela unidade, afirmando que o foco são as suspeitas de contabilidade falsa e manipulada, mas não acrescentou mais detalhes.

“Foi uma manipulação dos lucros muito sofisticada”, diz o CEO da BT que acusa os gestores italianos de terem mentido aos auditores.

Depois da forte desvalorização de mais de 20% na terça-feira para os 303 pences, a maior queda desde 1986, esta sexta-feira a BT está a avançar 1,06% para os 305,3 pences.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erros de contabilidade penalizam contas da BT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião