Estes apartamentos têm carros partilhados

  • Ana Luísa Alves
  • 21 Janeiro 2017

E se mudasse de casa e o prédio para onde fosse morar tivesse um carro para partilhar com os seus vizinhos e família? Isto em Nova Iorque já acontece. E o trânsito agradece.

Tal como acontece em grande parte dos prédios em Nova Iorque, o novo complexo Solaire, em Manhattan, oferece a todos os moradores acesso a um ginásio, mas não só: a grande inovação é que quem morar neste prédio pode usufruir de um conjunto de carros BMW, incluindo o novo modelo elétrico i3s.

Este é um serviço exclusivo, que surgiu em dezembro, e o objetivo é atrair os millennials que não querem ter carro e preferem pagar para se deslocar desta maneira, com o carro do prédio.

“Quando alguém vem ver um apartamento, sabe que tem acesso a um ginásio, a uma lavandaria e a um carro”, disse Adam Lubinsky, designer da empresa WXY, à Fast Company.

Ter um carro disponível é uma vantagem, porque, segundo a Fast Company, reduz a necessidade de ter estacionamento para vários carros, e não ter o problema de ficar engarrafado no trânsito, acrescentou Lubinsky.

Na 96ª Avenida, em Manhattan, e em quase toda a área de Brooklyn e Queens, os arquitetos têm ordens para não construir mais parques de estacionamento e, no exterior dos bairros e fora do centro de Nova Iorque, a partilha dos carros já está a ter efeitos. Por exemplo, New Rochelle, em Westchester County, permite aos construtores que cada lugar construído de estacionamento possa vir a ser ocupado por um automóvel partilhado.

As agências Barretto e WXY estão já a negociar com os construtores e arquitetos em Long Island City, em Nova Iorque, Fort Lee, New Jersey e na zona Oeste de Manhattan, novos programas de negociação de partilha de automóveis.

“É necessário remediar a carência em algumas zonas da cidade, onde há uma falta de acesso imediato ao trânsito”, referiu à Fast Company Paul Lipson, da agência Barretto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes apartamentos têm carros partilhados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião