Brexit trava investimento imobiliário em Portugal em 2016

O investimento no mercado imobiliário português desceu em 2016, face ao ano anterior, mas as perspetivas são positivas para o futuro: em 2017 deve chegar aos dois mil milhões de euros.

Numa altura em que se questiona a formação de uma nova bolha no imobiliário português, esta quarta-feira foi revelado que o investimento no imobiliário comercial, em Portugal, sofreu a primeira queda desde 2012. A informação foi dada numa conferência em Lisboa por Eric van Lauven, managing partner da norte-americana Cushman & Wakefield, segundo a Bloomberg.

O investimento no imobiliário comercial desceu dos 1,3 mil milhões de euros em 2016 face aos 1,9 mil milhões de euros investidos no imobiliário português em 2015. Esta foi a primeira descida do investimento imobiliário em Portugal desde 2012, de acordo com os dados da Bloomberg. Cerca de 82% dos negócios em 2016 pertenceram a investidores estrangeiros.

O mercado continua robusto, mas Eric van Lauven avisa que “alguns investidores fizeram uma pausa [nos investimentos imobiliários] depois do voto no Brexit“. Assim, alguns desses novos negócios que estavam previstos para o final de 2016, só vão ser fechados no início de 2017. Lauven espera, por isso, um forte começa do ano em termos de acordos de negócio: existem negócios de mais de um mil milhão de euros com um “forte probabilidade” de serem fechados, avisou.

As perspetivas em 2017 é que o mercado imobiliário em Portugal recupere da queda em 2016, ultrapassando a marca de 2015 e chegando aos dois mil milhões de euros em investimento.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit trava investimento imobiliário em Portugal em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião