Fox pode comprar a Sky por mais de 13 mil milhões de euros

As empresas terão chegado a um acordo preliminar. Fox oferece-se a pagar 10,75 libras por cada ação da Sky que ainda não detém, um prémio de 36% em relação ao valor dos títulos na quinta-feira.

O grupo norte-americano 21st Century Fox chegou a um acordo preliminar para comprar a britânica Sky Plc por 11,2 mil milhões de libras, o equivalente a 13,2 mil milhões de euros, avança a agência Bloomberg. A empresa já detinha 39% da empresa britânica de media, mas ofereceu-se para comprar a restante parcela de 61% por uma quantia de 10,75 libras por ação, garantindo o controlo da empresa. A proposta valoriza a Sky em 18,5 mil milhões de libras, ou cerca de 21,8 mil milhões de euros.

Trata-se de um valor acordado entre os líderes de ambas as companhias, que é 36% superior ao preço das ações da Sky SKY 0,00% no fecho da sessão de quinta-feira. Os títulos da Sky fecharam a sessão desta sexta-feira com uma valorização de 26,66%, para 10 libras por ação. Segundo a agência, o facto de o valor ser inferior em 7% à oferta da Fox indica que alguns investidores estão céticos quanto à probabilidade de o negócio ir em frente.

Fonte: Bloomberg (Valores em pence)
Fonte: Bloomberg (Valores em pence)

A informação surge numa altura em que o magnata Rupert Murdoch, chairman da Fox, procura a consolidação do seu império televisivo. Com o anúncio do acordo, as ações da gigante FOX 0,00% avançaram 3,7% na sessão para um máximo de 29,6 dólares, mas estão a negociar agora no vermelho, com uma desvalorização intradiária de 2,7% para 27,71 dólares por ação.

A Bloomberg aponta que, ao controlar a Sky, a Fox — que detém, entre outras, as cadeias de televisão FX e National Geographic — reforçará a presença na Europa, garantindo uma forte plataforma de distribuição de televisão no continente. A Sky, por si só, presta serviços de televisão por satélite a mais de 21 milhões de clientes no Reino Unido, Irlanda, Itália e Alemanha.

Não se tratando de um negócio totalmente fechado, Ruper Murdoch tem até 6 de janeiro para clarificar se a compra vai ou não seguir em frente nos termos da lei britânica, sublinha a agência financeira. Na Sky, já foi constituído um comité independente do conselho de administração para avaliar os termos da proposta do magnata, acrescenta o jornal The Guardian.

Ruper Murdoch, chairman da FoxWikimedia Commons

Recorde-se que a Sky foi fundada em 1989 pelo próprio Rupert Murdoch. No entanto, lembra o jornal britânico, a empresa fundiu-se com a rival BSB um ano depois. Desde então, o multimilionário não mais controlou a companhia, situação que terá um ponto final caso se confirme a compra pela Fox.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fox pode comprar a Sky por mais de 13 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião