Passos Coelho: “Não há milagres aqui”

O líder do Partido Social Democrata fala no ECO Talks esta manhã. Pedro Passos Coelho avisa que "não há milagres aqui", referindo-se à estratégia do Governo.

O modelo económico e financeiro do atual Governo não é sustentável. Quem o diz é o líder da oposição, esta manhã, no ECO Talks. Pedro Passos Coelho rejeita voltar a falar no diabo, mas argumenta que não há milagres, acusando o Governo de falta de transparência e de informação em relação à sua estratégia.

Entre milagres e o diabo, Pedro Passos Coelho quis meter um ponto final no assunto: “Dou-me pouco com essas entidades“, respondeu. O líder da oposição argumenta que o Governo “não diz onde está a cortar” e que “só chegaremos ao final do ano com a possibilidade de sair do Procedimento por Défices Excessivos tomando um plano B que o Governo nega”.

Para Passos Coelho, o Orçamento do Estado baseia-se em “receitas extraordinárias” fruto de “medidas extraordinárias”. O líder do PSD argumentou que não há dúvidas que existe um plano B no atual Governo: “Além do corte no investimento, prevê um corte na aquisição de bens e serviços”, referindo os valores das cativações.

O ex-primeiro-ministro afirma que não sabe exatamente quais os efeitos negativos das cativações, por exemplo, na saúde, mas garante que os riscos são maiores do que no seu Governo. E defendeu-se: diz ter regularizado as dívidas do Serviço Nacional de Saúde, “contratar nova despesa de forma mais barata” e “reduzir o preço dos medicamentos”. “Nunca se cortou no SNS de forma a colocar em causa”, garante. Para Passos Coelho, atualmente os serviços públicos estão “em causa”.

Contudo, o líder do Partido Social Democrata espera que o Governo “cumpra a meta porque isso é bom para o país”. E desvaloriza a aprovação do Orçamento do Estado (OE) em Bruxelas: “A Comissão Europeia não está preocupada na forma como o objetivo seja atingido. A escolha das políticas cabe aos Governos. A CE tem chamada a atenção dos riscos das escolhas políticas que suportam o Orçamento”.

Pedro Passos Coelho fala esta manhã no ECO Talks.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passos Coelho: “Não há milagres aqui”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião