Bundesbank alerta: Negociação de alta frequência pode causar “flash crash”

  • Rita Atalaia
  • 24 Outubro 2016

O banco central alemão alerta que a negociação de alta frequência tem o potencial de aumentar a liquidez do mercado. Mas também pode eliminá-la em momentos de elevada volatilidade.

O Bundesbank diz que a negociação de alta frequência tem o potencial de aumentar a liquidez no mercado. Esta negociação corresponde a quase 50% do volume na Europa e nos EUA. Mas também pode eliminar a liquidez em períodos de elevada volatilidade. Isto pode causar quedas acentuadas dos ativos.

“Num cenário de calma no mercado, os participantes na negociação de alta frequência contribuem com uma quantidade significativa de liquidez“, de acordo com um estudo do banco central alemão. “No entanto, durante períodos de volatilidade no mercado, o estudo mostra que os participantes nos mercados de futuros das Bunds [as obrigações da Alemanha] e do DAX [índice de referência alemão] reduzem temporariamente a liquidez“, explica o Bundesbank.

A negociação de alta frequência é a execução a alta velocidade de transações financeiras feitas por algoritmos informáticos. Estas operações virtuais permitem intervir no mercado em poucos micro segundos.

"Num cenário de calma no mercado, os participantes na negociação de alta frequência contribuem com uma quantidade significativa de liquidez (…) No entanto, durante períodos de volatilidade no mercado, o estudo mostra que os participantes nos mercados de futuros das Bunds e do DAX reduzem temporariamente a liquidez”

estudo do Bundesbank

Os participantes, que estão sempre preparados para comprar ou vender uma determinada ação, saem do mercado durante períodos de grande volatilidade. Isto aumenta ainda mais a volatilidade, uma vez que quanto menor for a liquidez mais acentuados são os movimentos dos ativos, e pode provocar um “flash crash”, ou uma queda significativa.

Em maio de 2010, o “flash crash” da bolsa de Nova Iorque é um dos exemplos de como um evento desencadeou uma rápida sucessão de negócios bolsistas que gerou a maior queda intradiária de sempre do índice Dow Jones.

O banco central diz que os resultados “demonstram quão importante é a implementação de mecanismos de incentivo, para que os participantes passivos”, os que dão liquidez, mantenham provisões de liquidez em períodos de muito stress nos mercados.

Estes resultados também podem “aquecer” o debate sobre a regulação e supervisão deste mercado. Os reguladores da União Europeia já definiram novas regras, conhecidas por MiFID II, que vão entrar em vigor no próximo ano. Estas leis vão implementar uma maior monitorização da negociação algorítmica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank alerta: Negociação de alta frequência pode causar “flash crash”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião