Cláudia Azevedo determinada e otimista para “enfrentar desafios” da Sonae

Nova CEO do grupo Sonae diz-se determinada e otimista para enfrentar desafios que "seguramente surgirão", sublinhando a confiança "nos valores Sonae".

“Agradeço o voto de confiança manifestado pelo Conselho de Administração da Sonae e pelo Conselho de Administração da Efanor na proposta da minha eleição para CEO da Sonae para o mandato a iniciar em 2019”, diz Cláudia Azevedo numa declaração escrita ao ECO.

A nova CEO do grupo Sonae diz que a nova “responsabilidade” é aceite “com a convicção de quem olha para o futuro e tem a confiança de ter nos valores Sonae a determinação e otimismo necessários para enfrentar os desafios que seguramente surgirão”.

Na tarde desta terça-feira, em comunicado à CMVM, o grupo Sonae anunciou que a filha de Belmiro de Azevedo será a nova CEO, a partir do novo mandato. Numa declaração enviada às redações, Cláudia Azevedo diz agradecer “a oportunidade”, “liberta de funções executivas, para preparar adequadamente o próximo mandato”.

A filha de Belmiro de Azevedo sucede assim, no próximo mandato, a Ângelo Paupério e Paulo Azevedo, co-CEO da empresa com sede na Maia. Com esta mudança, Paulo Azevedo torna-se chairman do grupo.

Em comunicado, assinado pelo conselho de administração da Sonae, é dito que a Efanor, acionista maioritário, “liderou um processo de sucessão para o cargo de Presidente da Comissão Executiva, uma vez que os atuais co-presidentes da Comissão Executiva expressaram, no início deste mandato, o seu entendimento de que os melhores interesses da empresa aconselhavam a uma nova liderança executiva para o próximo mandato”. Na sequência desse processo, “o Conselho de Administração escolheu Cláudia Azevedo para o exercício dessa função”.

Ainda no mesmo comunicado, é enaltecido o papel de Cláudia Azevedo: “Tem um percurso profissional notável no Grupo Sonae que se tem caracterizado pela gestão de portefólios diversificados e pela internacionalização dos negócios de várias participadas, tornando a sua experiência e aptidões particularmente adequados para esta função”.

Paulo Azevedo e Ângelo Paupério, segundo avança o comunicado, manifestaram disponibilidade para se manterem enquanto administradores não executivos no Conselho de Administração, a ser eleito no próximo mandato “assegurando o seu empenho num processo de transição eficiente e contribuindo com o vasto conhecimento e experiência que adquiriram em mais de 30 anos ao serviço da Sonae, 20 dos quais como membros da Comissão Executiva”.

Estas alterações na estrutura máxima da Sonae implicam forçosamente alterações na Sonae Capital, onde Cláudia Azevedo era presidente executiva. Assim, para o seu lugar, sobe Miguel Gil Mata, que já era administrador na empresa.

Em comunicado enviado à CMVM, a Sonae Capital dá conta de que Cláudia Azevedo “manterá o seu lugar de administradora da Sonae Capital”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cláudia Azevedo determinada e otimista para “enfrentar desafios” da Sonae

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião