Governo nomeia Sofia Portela para presidir ADSE

  • Marta Santos Silva
  • 12 Julho 2018

O anterior presidente, Carlos Liberato Baptista, demitiu-se por estar a ser alvo de uma investigação por alegada má gestão e corrupção. Sofia Maria Lopes Portela fica até março de 2020 no lugar.

O Governo anunciou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a nomeação de Sofia Maria Lopes Portela, docente do ISCTE e especialista em gestão, para a presidência do conselho diretivo do subsistema de saúde da Função Pública, a ADSE. Sofia Portela substitui Carlos Liberato Baptista, que se demitiu devido a uma investigação à sua gestão do subsistema de saúde da PT.

Sofia Portela era já vogal da ADSE, ao mesmo tempo que era professora auxiliar no ISCTE, em Lisboa. A docente universitária já foi diretora do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde nessa instituição, para além de já ter sido gestora na Sonae.

Sofia Maria Lopes Portela já era vogal da ADSE.ADSE.pt

O presidente anterior do subsistema de saúde, Carlos Liberato Baptista, apresentou a demissão alegando motivos pessoais. Pouco depois, porém, a TVI tornou pública uma investigação jornalística que envolvia o presidente da ADSE em negócios ilícitos quando estava à frente do subsistema de saúde da PT. Já foi pedida uma auditoria aos anos em que Liberato Baptista presidiu a ADSE, e o Ministério Público está agora a investigar o caso. Na semana passada, foram realizadas buscas ao seu escritório e residência, o que o levou a decidir que não poderia continuar a exercer interinamente o cargo.

A ADSE é tutelada conjuntamente pela Saúde e pelas Finanças, ministérios que têm ambos representantes no Conselho Geral e de Supervisão, um órgão independente do Conselho Diretivo, que dá pareceres não vinculativos sobre as propostas apresentadas pela direção. O CGS é composto ainda por representantes diretos e indiretos dos beneficiários, os primeiros eleitos diretamente e os segundos provindo dos sindicatos de trabalhadores da Função Pública e das associações de pensionistas do setor público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo nomeia Sofia Portela para presidir ADSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião