Comprar casa em Londres nunca foi tão barato desde 2009

Comprar casa em Londres nunca esteve tão barato desde 2009. Os preços têm vindo a cair a um ritmo bastante acelerado, sendo o Brexit o culpado destas descidas.

O mercado imobiliário londrino não está a passar por uma boa fase, pelo menos para quem pretende vender. Os preços das casas estão a cair exponencialmente, ao ritmo mais acelerado desde os últimos nove anos. No passado mês de janeiros, os preços médios fixavam-se nas 593.396 libras, representando uma queda anual de 2,6%. Na causa desta descida está a saída do Reino Unido da União Europeia.

Em janeiro, o preço médio de uma casa em Londres era de 593.396 libras (667.540 euros), o valor mais baixo desde agosto de 2009, representando uma queda anual de 2,6%, de acordo com o relatório publicado esta segunda-feira pela plataforma Acadata. As áreas mais caras da capital são aquelas que mais estão a sofrer com estas descidas, e Londres será o “mercado mais fraco do país nos próximos cinco anos”, disse Lucian Cook, da Savills Plc, citado pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Ainda segundo o especialista, analisando estes números da quase última década, a capital londrina está bastante exposta à incerteza política e económica causada pelo Brexit. Os declínios registados nos preços dos imóveis estão a espalhar-se a outras zonas da cidade, com os preços em Londres a caírem 0,8% apenas no mês de janeiro.

As ofertas feitas a habitações têm sido 10% abaixo dos preços ditos normais, disse James Gubbins, parceiro da Dauntons. “A incerteza sobre o Brexit é o problema“, explica. Os bairros mais carros da capital foram os que mais sofreram com estas descidas o ano passado, cabendo a Wandsworth a maior queda (15%). É nessa zona que existe um número crescente de apartamentos a serem construídos e que, infelizmente, os londrinos não querem ou não têm possibilidades de pagar, escreve a Bloomberg.

Outro ponto que não melhora a confiança dos potenciais compradores são as sucessivas manchetes que saem diariamente sobre o estado do mercado imobiliário. O número de compradores que se registaram como agentes imobiliários caiu 11% em fevereiro, de acordo com dados do Royal Institute of Chartered Surveyors (RICS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comprar casa em Londres nunca foi tão barato desde 2009

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião