João Lourenço exonera filho de Eduardo dos Santos do Fundo Soberano de Angola

  • Lusa
  • 10 Janeiro 2018

João Lourenço exonerou José Filomeno dos Santos da administração do Fundo Soberano de Angola e nomeou Carlos Alberto Lopes para liderar a instituição.

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira a administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), presidida por José Filomeno dos Santos, tendo nomeado Carlos Alberto Lopes para liderar a instituição.

A informação sobre a exoneração, “por conveniência de serviço”, foi transmitida hoje pela Casa Civil do Presidente da República em nota enviada à agência Lusa, em Luanda, passando o FSDEA, que gere ativos do Estado angolano de 5.000 milhões de dólares, a ser presidido por Carlos Alberto Lopes, até agora secretário para os Assuntos Sociais do chefe de Estado.

Depois de Isabel dos Santos, que exonerou do cargo de presidente do conselho de administração da petrolífera estatal Sonangol, e de ter ordenado a rescisão do contrato entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e a empresa Semba Comunicações, detida por Welwítschia “Tchizé” e José Paulino dos Santos “Coreon Dú” para a gestão do segundo canal, José Filomeno dos Santos é o quarto filho do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, a ser afastado do poder por João Lourenço, empossado em setembro último.

O Chefe de Estado exonerou ainda do conselho de administração do FSDEA, além do presidente, José Filomeno de Sousa dos Santos, os administradores executivos Hugo Miguel Évora Gonçalves e Miguel Damião Gago. Por outro lado, a mesma informação da Casa Civil refere que o Presidente da República nomeou, para integrarem o conselho de administração do FSDEA como administradores executivos, Laura Alcântara Monteiro, Miguel Damião Gago, Pedro Sebastião Teta e Valentina de Sousa Matias Filipe.

Para ocupar o cargo no fundo, Carlos Alberto Lopes foi exonerado, por decreto presidencial, do cargo de secretário para os Assuntos Sociais do Presidente da República, e nomeada, noutro decreto, Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas para as mesmas funções.

Este desfecho já tinha sido antecipado na segunda-feira pelo próprio Presidente angolano, quando admitiu aplicar, nos próximos dias, medidas propostas pelo Ministério das Finanças sobre a gestão do FSDEA e não descartando exonerar a administração.

João Lourenço nomeia dois antigos primeiros-ministros para a Sonangol

Por outro lado, o Presidente angolano nomeou esta quarta-feira como administradores não executivos da petrolífera Sonangol dois antigos primeiros-ministros, Lopo do Nascimento e Marcolino Moco, este último forte contestatário do Chefe de Estado anterior, José Eduardo do Santos.

A informação com estas nomeações foi transmitida à Lusa pela Casa Civil do Presidente da República, dando conta que foram feitas “por conveniência de serviço público”, passando Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento e Marcolino José Carlos Moco a integrarem o conselho de administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), liderada desde novembro por Carlos Saturnino, como administradores não executivos.

Notícia atualizada com mais informação

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Lourenço exonera filho de Eduardo dos Santos do Fundo Soberano de Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião