Eleições de pelo menos 18 países foram manipuladas

  • Rita Frade
  • 14 Novembro 2017

A manipulação online e as técnicas de "desinformação" desempenharam um papel fundamental nas eleições de, pelo menos, 18 países, segundo um estudo da Freedom House.

O número de países que utilizou técnicas de manipulação online e promoveu a “desinformação” nas redes sociais aumentou consideravelmente no último ano. Esta é uma das principais conclusões do estudo “Freedom on the Net 2017“, da Freedom House, publicado esta terça-feira.

De acordo com o relatório, foram encontradas técnicas de manipulação e de “desinformação” em, pelo menos, 18 países, nos últimos 12 meses. Mas, se por um lado a Rússia e os Estados Unidos utilizaram essas técnicas para promover os seus interesses no exterior, outros países (como a Venezuela, as Filipinas ou a Turquia) utilizaram-nas para moldar as opiniões dos seus eleitores.

A manipulação online contribuiu assim, pelo sétimo ano consecutivo, “para o declínio da liberdade da Internet e, consequentemente, para um aumento dos ataques aos defensores dos direitos humanos e media”.

Nesse aspeto, a China foi, pelo terceiro ano consecutivo, “o país que mais abusou da liberdade da Internet, seguido pela Síria e pela Etiópia”.

Países que mais manipularam as eleições, segundo o estudo “Freedom of the Net 2017”Freedom House

De acordo com o estudo, vários governos chegaram mesmo a “restringir o serviço de Internet móvel, por razões políticas ou de segurança, muitas vezes em áreas povoadas por minorias étnicas ou religiosas”.

Este estudo é divulgado numa altura em que se discute se a Rússia interferiu ou não nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, apesar de o Presidente russo, Vladimir Putin, já ter garantido ao seu homólogo americano, Donald Trump, que não o fez: “Ele disse-me que não tinha tido absolutamente nenhuma interferência nas nossas eleições“, realizadas há um ano, disse o Presidente norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleições de pelo menos 18 países foram manipuladas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião