Nobel da Economia preocupado com subida das bolsas

  • ECO
  • 11 Outubro 2017

O momento é de "grande incerteza", mas os mercados bolsistas continuam a bater sucessivos recordes. Ora, para o mais recente Nobel da Economia, Richard H. Thaler, isso é um mistério.

O recém-laureado com o Nobel da Economia, Richard H. Thaler, não compreende como é que a volatilidade nas bolsas é tão baixa numa altura em que a incerteza e o risco são tão elevados. Em diferentes entrevistas à Bloomberg e à Reuters, o professor norte-americano, considerado um dos pais da economia comportamental, disse que “parece que os mercados bolsistas estão a dormir a sesta”.

“Estaremos a viver no momento de maior risco das nossas vidas”, garantiu o economista, admitindo “não compreender” como é que os índices seguem a bater sucessivos recordes. “Estou preocupado, e parece que quando os investidores estão nervosos, tendem a assustar-se”, explicou.

Mas “nada parece assustar o mercado” neste momento. E se esta onda de ganhos se assenta nas expectativas de uma reforma tributária que deverá chegar pelas mãos da Administração do Presidente Donald Trump, então seria natural que os investidores estivessem mais cautelosos, o que não parece ser o caso. Desta feita, Richard H. Thaler confessou não saber onde é que os investidores estão a ir buscar confiança.

“É um mistério para mim. Isso e a inacreditável baixa volatilidade, numa altura de tão grande incerteza global”, afirmou, numa outra entrevista à agência Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nobel da Economia preocupado com subida das bolsas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião