5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 14 Setembro 2017

Entre grandes decisões de política monetária no Reino Unido e antevisões de outras nos Estados Unidos, esta quinta-feira traz ainda os números do turismo.

Os turistas que passaram por Portugal em julho e a maneira como foram servidos, os valores da inflação nos Estados Unidos, a política monetária britânica — tudo isto são novidades que esta quinta-feira vai trazer. O salão automóvel de Frankfurt abre ao público e os ministros da Administração Interna europeus reúnem-se em Bruxelas para falar de terrorismo.

INE conta como foi o turismo em julho

Como se portou o turismo em Portugal em julho? O primeiro dos grandes meses da época alta a ser tratado pelo Instituto Nacional de Estatística deverá mostrar, com a divulgação do relatório da Atividade Turística de julho, o quando este setor contribuiu para a economia nacional e como se compara com a evolução positiva nos meses anteriores.

Inflação nos EUA vai chegar para a Fed?

Os analistas acreditam que a inflação nos Estados Unidos subiu a um ritmo mais elevado do que o que se antevia. Esta quinta-feira são conhecidos os dados de agosto, que vão permitir saber quão perto está o país dos objetivos do banco central, a Federal Reserve.

Banco de Inglaterra decide juros… baixos

O Banco de Inglaterra apresenta a sua decisão para as taxas de juro do país, que se espera virem a manter-se baixas — a taxa de referência continua num nível recorde, de apenas 0,25%. Ao que tudo indica, a maioria dos membros do comité de política monetária do Reino Unido querem manter a atual perspetiva, devido ao crescimento lento da economia e pouca inflação.

Abertura do salão automóvel de Frankfurt ao público

O salão onde as grandes marcas automóveis alemãs se esforçam por mostrar que podem fazer melhor do que o que mostraram durante o escândalo das emissões de Diesel está a ser marcado por carros elétricos e outras inovações como a condução autónoma. Também de Frankfurt pode vir outro tipo de novidade — o membro do conselho governativo do BCE Jens Weidmann vai prestar declarações às 17h30 que podem servir de pistas para a política monetária europeia.

Ministros da Administração Interna falam de terrorismo

É em Bruxelas que se vai reunir o Conselho de Justiça e Assuntos Internos, com os ministros dos Estados-membros da União Europeia que tutelam essa área e presença de Constança Urbano de Sousa. Em cima da mesa, principalmente, estará a ameaça terrorista na sequência do atentado nas Ramblas, em Barcelona, reclamado pelo autointitulado Estado Islâmico. Também serão abordadas as questões das migrações e de um acordo entre a União Europeia e o Canadá para manter um controverso registo conjunto do nome de passageiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião