Costa pede mais esclarecimentos sobre Pedrógão e SIRESP

  • ECO
  • 8 Agosto 2017

O primeiro-ministro não ficou satisfeito com a informação sobre o combate aos incêndios do distrito de Leiria e pediu mais informações ao Instituto das Telecomunicações e à Administração Interna.

O primeiro-ministro António Costa pediu “esclarecimentos adicionais” sobre os relatórios do Instituto das Telecomunicações (IT) e da Inspeção Geral da Administração Interna, que foram entregues na semana passada, sobre os incêndios no distrito de Leiria incluindo o de Pedrógão Grande.

Segundo foi confirmado ao jornal i pelo gabinete do primeiro-ministro, “foram pedidos alguns esclarecimentos adicionais” aos dados recebidos, e as conclusões serão “divulgadas oportunamente à semelhança do que foi feito com os restantes documentos”. Os relatórios em questão detalham as falhas registadas no combate aos fogos que no mês de junho vitimaram 64 pessoas, incluindo os problemas detetados no sistema de comunicações de emergência SIRESP.

É ao Instituto de Telecomunicações que coube um estudo independente sobre o funcionamento do SIRESP, que é gerido por uma empresa privada.

O i escreve ainda que, de acordo com uma fonte que esteve presente na última reunião entre a empresa e as autoridades de socorro, o SIRESP “não está dimensionado às necessidades”, visto que só está preparado para ser utilizado por cerca de 25 equipas em situações de emergência. Em certas situações, disse a fonte ligada às autoridades de socorro, o sistema é usado por 400 ou 500 equipas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa pede mais esclarecimentos sobre Pedrógão e SIRESP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião