BCP e energia ditam arranque positivo em Lisboa

O PSI-20 abriu em alta pela segunda sessão consecutiva apoiado na subida dos títulos do BCP, do universo EDP e Galp Energia.

A bolsa nacional arrancou em alta pela segunda sessão consecutiva, com o PSI-20 a registar uma subida ligeira que entretanto acelerou graças à valorização dos títulos do BCP, mas também das cotadas do universo EDP e da galp Energia.

O índice de referência da bolsa nacional abriu a ganhar 0,09%, para os 5.175,75 pontos, mas já valoriza 0,42%, para os 5.193 pontos. O avanço de 0,71%, para os 24,09 cêntimos, das ações do BCP são um dos principais suportes do PSI-20. O título acelera depois de na última segunda-feira, o banco liderado por Nuno Amado ter confirmado o seu interesse em avançar com uma proposta para adquirir ativos do Deutsche Bank na Polónia.

A contribuir para o avanço do índice bolsista nacional estão também as cotadas do universo EDP. As ações da elétrica liderada por António Mexia somam 0,35%, para os 2,87 euros, alargando os ganhos da abertura. De acordo com a Bloomberg, a China Three Gorges, a maior operadora mundial de barragens hidroelétricas e dona da elétrica, emitiu 650 milhões de euros em obrigações para financiar a aquisição de 710 megawatts de capacidade instalada de energia eólica em Portugal e na Alemanha. Em alta, seguem também as ações da EDP Renováveis: somam 0,34%, para os 6,87 euros. Ou seja, acima da contrapartida de 6,75 euros oferecida na OPA da casa-mãe.

No mesmo sentido, contribuem também a Galp Energia. As ações da petrolífera somam 0,11%, para os 13,11 euros, a seguir a valorização das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Também a Nos se destaca nos ganhos. As ações da telecom valorizam 1,37%, para os 5,38 euros.

Referência positiva também para a Sonae. As suas ações valorizam 0,64%, para os 95 cêntimos, depois de terem sido alvo de uma revisão em alta de avaliação por parte do Haitong. O banco de investimento elevou em 9% o preço-alvo das suas ações, com este a passar dos 1,08 para os 1,18 euros, e a recomendação de “comprar” e o título de “bala de prata” a manter-se. Esta revisão em alta é justificada com a visão positiva para o negócio do retalho não alimentar da Sonae, que é potenciado pelo acordo com a britânica JD Sports. Face ao fecho de segunda-feira, o novo target representa um potencial de subida de 25% às ações da retalhista.

Em queda, são poucos os destaques do PSI-20. Apenas a Semapa e as unidades de participação do Montepio geral conhecem perdas: de 0,12% e 0,3%, respetivamente, para os 17,03 euros e 99 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h30 com mais informação e novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e energia ditam arranque positivo em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião