Obama declara apoio a Macron: “Vive la France!”

  • Marta Santos Silva
  • 4 Maio 2017

Um vídeo partilhado pelo candidato do En Marche! mostra o antigo Presidente dos EUA a elogiar a campanha e os valores de Emmanuel Macron, numa intervenção após os dois já terem falado ao telefone.

Apenas três dias antes da eleição que vai decidir o futuro de França, quando este domingo os eleitores escolherem entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, um antigo Presidente decidiu tentar dar um empurrão a um deles: Barack Obama, num vídeo partilhado esta quinta-feira pela conta de Twitter de Macron, manifestou o seu apoio pelo candidato, que afirmou falar “das esperanças, e não dos medos”. Macron agradece: “A esperança está em marcha”.

No vídeo de um minuto, Barack Obama começou por afirmar que não tem intenções de falar sobre muitas eleições estrangeiras agora que já não é Presidente nem será candidato, mas que escolheu dar o seu apoio público a Emmanuel Macron porque “a eleição francesa é de uma importância essencial (…) para o mundo inteiro”. O ex-Chefe de Estado elogiou a campanha e os valores do candidato independente que fundou o seu movimento, En Marche, há pouco mais de um ano.

“Sei que enfrentam muitos desafios, e quero que todos os meus amigos em França saibam até que ponto desejo o vosso sucesso. Porque esta eleição é demasiado importante, quero que saibam que apoio Emmanuel Macron“, afirmou Barack Obama, terminando o vídeo com as palavras em francês: “Vive la France!”. Na publicação, o candidato agradece o apoio do ex-Presidente.

Obama e Emmanuel Macron tinham falado publicamente ao telefone antes da primeira volta das eleições, quando o candidato divulgou parte da conversa que teve com o ex-Presidente norte-americano, mas não tinha havido ainda um apoio público por parte de Obama a nenhum candidato nas eleições francesas.

Barack Obama é muito popular em França, relembra a revista Time, especialmente após a cimeira global do clima que teve lugar em Paris, onde Obama se assumiu como um líder favorável ao combate às alterações climáticas. Um tema que este ausente do debate de quarta-feira, entre Macron e Le Pen.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obama declara apoio a Macron: “Vive la France!”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião