IRS: Já foram reembolsados 495 milhões de euros

O Ministério das Finanças diz que quase 600 mil declarações já foram liquidadas. O IRS automático permitiu acelerar o processo.

Já foram reembolsados 495 milhões de euros de IRS. Este montante, diz o Ministério das Finanças, corresponde a 591.489 declarações processadas, um número que “é cerca de 15 vezes superior ao dia homólogo do ano passado”, quando tinham apenas sido reembolsados 38.568 contribuintes. A rapidez deve-se, em parte, ao IRS automático.

“O IRS automático permitiu um aceleramento do processamento das declarações e, nos casos aplicáveis, da transferência do reembolso aos contribuintes”, refere o comunicado do ministério de Mário Centeno. “Mais de um milhão de declarações foram já processadas, sendo que, além dos reembolsos, resultaram 72 mil notas de liquidação e 337 mil declarações sem reembolso ou pagamento”, acrescenta.

"O IRS automático permitiu um aceleramento do processamento das declarações e, nos casos aplicáveis, da transferência do reembolso aos contribuintes.”

Ministério das Finanças

Apesar da maior celeridade no processamento das declarações, há menos declarações entregues pelos contribuintes. “No mesmo período, foram entregues três milhões de declarações. Um valor ligeiramente abaixo ao de anos anteriores, explicado pela existência de um prazo único para a entrega das declarações (entre 1 de abril e 31 de maio), ao contrário do que aconteceu no passado”, refere.

O Ministério das Finanças salienta, nesta atualização sobre a campanha do IRS, que das três milhões de declarações recebidas até 2 de maio, 20% (ou seja, 599.485) correspondem a confirmações de IRS automático”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS: Já foram reembolsados 495 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião