Capitalização da Caixa fechada quinta-feira

  • Margarida Peixoto
  • 29 Março 2017

A injeção de capital público, no valor de 2,5 mil milhões de euros, vai ser concretizada esta quinta-feira. Ministro das Finanças diz que CGD poderá agora lidar com o crédito malparado.

A capitalização da Caixa Geral de Depósitos ficará concluída esta quinta-feira, com os 2,5 mil milhões de euros de dinheiro público a chegar aos cofres do banco, confirmou fonte oficial do Ministério das Finanças, ao ECO. Mário Centeno, ministro das Finanças, frisou hoje numa entrevista à Bloomberg que a concretização deste processo será fundamental para começar a resolver o problema do crédito malparado na banca.

A conclusão da capitalização “vai tornar muito mais fácil à Caixa lidar com o crédito malparado. A Caixa tem cerca de um terço do crédito malparado e agora já tem os meios para lidar com isso”, frisou o ministro Mário Centeno. Na entrevista, o governante referiu que a operação de injeção dos 2,5 mil milhões de euros seria concretizada “hoje”, mas foi um lapso, conforme clarificou o gabinete de imprensa, ao ECO. A operação será concretizada amanhã.

Na entrevista, Centeno fez questão de frisar que em 2015 o país foi capaz de atrair investimento estrangeiro para o seu sistema bancário, “dos quatro continentes”.

A falar num palco internacional, Mário Centeno aproveitou para promover a economia portuguesa e anunciar que o Executivo vai rever a meta de crescimento do PIB para um valor em torno de 2%.

Questionado sobre o potencial impacto do Brexit, Centeno defendeu que não vê riscos de desintegração da união monetária e sublinhou que o conjunto do euro está numa tendência de melhoria, tanto em termos orçamentais como de atividade económica. “Seremos capazes de lidar com isto”, disse.

Para Centeno, o Brexit deve ser visto com uma “oportunidade” para “que os líderes da Europa entendam que precisam de dar um passo em frente e completar a união bancária.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capitalização da Caixa fechada quinta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião