Rainha de Inglaterra dá ok a lei que permite iniciar Brexit

A rainha de Inglaterra concedeu formalmente o poder de iniciar o Brexit à primeira-ministra britânica, Theresa May, dando seguimento ao resultado do referendo realizado a 23 de junho de 2016.

A Rainha Isabel II de Inglaterra.BLOOMBERG NEWS

A rainha de Inglaterra concedeu formalmente o poder de iniciar o Brexit à primeira-ministra britânica, Theresa May. Esta quinta-feira, a Rainha Isabel aprovou a legislação que tinha passado nas câmaras do Parlamento na segunda-feira. A notícia é avançada pela agência Reuters. A legislação permite que May acione o artigo 50, o primeiro passo para que se iniciem as conversações relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Câmara dos Comuns, John Bercow, que confirmou que Theresa May pode começar as conversações do divórcio a qualquer momento. O prazo que a primeira-ministra tinha dado pode assim ser cumprido dado que a meta era o final de março, sendo essa também a expectativa das instituições europeias. Espera-se que o processo dure dois anos, mas pode alongar-se mais tempo caso as negociações sejam duras. O Governo inglês não revelou a data precisa da notificação, mantendo contudo que esta acontecerá até ao final do mês de março.

A libra está a ceder 0,31% esta quinta-feira face ao dólar. A divida britânica tem sido uma das principais vítimas do resultado do referendo britânico, acumulando desde a data da sua realização uma desvalorização de 19% face ao dólar. Já na segunda-feira, com a lei a ser aprovada no Parlamento, a libra tinha desvalorizado para valores perto do mínimo verificado em janeiro, altura em que May revelou o seu plano para um Brexit “duro”. Apesar da queda desta quinta-feira, a libra está acima desse valor mínimo de três décadas.

(Notícia atualizada às 11h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rainha de Inglaterra dá ok a lei que permite iniciar Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião