Tabelas de retenção publicadas dentro de dias

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2017

Finanças revelam que tabelas de retenção vão ser assinadas hoje e enviadas para publicação. Por isso, há salários a ser processados com base nas tabelas anteriores. Em fevereiro há acertos.

O Ministério das Finanças revelou que “as tabelas de retenção na fonte serão assinadas e enviadas para publicação hoje”, numa nota prestada à agência Lusa. Perante a ausência das tabelas de retenção foi necessário iniciar o processamento de alguns salários de janeiro com base nas tabelas de retenção na fonte de 2016. Assim, os acertos feitos no mês seguinte, informaram as Finanças.

No entanto, o gabinete de Mário Centeno acrescenta que a aplicação das novas tabelas já em janeiro “depende das entidades, como acontece todos os anos”, admitindo que “algumas entidades não conseguem aplicar essas tabelas em janeiro, corrigindo no mês seguinte“.

Ou seja, algumas empresas vão processar os salários de janeiro com base nas tabelas de retenção na fonte do ano passado e, nestes casos, fazem os acertos necessários quando pagarem os vencimentos de fevereiro.

A tutela indica ainda que, “para permitir que não seja cobrada sobretaxa ao segundo escalão“, o ministro das Finanças assinou um despacho no final de dezembro de 2016, que garante “a adaptação dos sistemas em tempo útil para estes casos”.

No despacho em causa, publicado a 29 de dezembro, o Executivo afirma que, “podendo a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado para 2017 determinar alterações ao enquadramento jurídico atual relativamente aos 3º, 4º e 5º escalões, não existe qualquer diploma legal em vigor, nem qualquer diploma em processo legislativo, que determine a aplicação de sobretaxa de IRS aos 1º e 2º escalões de rendimento coletável”.

Neste sentido, o diploma determina que, “a partir de 1 de janeiro de 2017, não se proceda à retenção na fonte da sobretaxa de IRS aos 1º e 2º escalões”, o que significa que, mesmo nos casos em que o salário de janeiro seja processado por referência às tabelas do ano passado, a sobretaxa de IRS para os dois primeiros escalões de rendimento não será cobrada.

As tabelas de retenção na fonte em sede de IRS são publicadas todos os anos após a entrada em vigor do Orçamento do Estado respetivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tabelas de retenção publicadas dentro de dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião